Prefeitura Municipal de Erechim - Governo realiza reunião com as Coordenadoras Pedagógicas das Escolas Públicas Municipais
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6722/governo-realiza-reunio-com-as-coordenadoras-pedaggicas-das-escolas-pblicas-municipais

15/04/2013

Governo realiza reunião com as Coordenadoras Pedagógicas das Escolas Públicas Municipais

Governo realiza reunião com as Coordenadoras Pedagógicas das Escolas Públicas Municipais

 

Encontro marcou encaminhamentos importantes de ações a serem desenvolvidas em conjunto com a Secretaria de Educação ao longo do ano

 

O Governo Municipal através da Secretaria de Educação, realizou na manhã do dia 9 uma reunião com todas as Coordenadoras das Escolas Públicas Municipais, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, para discutir encaminhamentos pedagógicos.

 

O encontro foi coordenado pela assessora do Centro de Educação Popular – CEPO, Verenice Lipsch que na ocasião dinamizou a reunião com a contribuição da nova Diretora Pedagógica, professora Anelise Bianchi, que expressou disposição para o trabalho coletivo salientando que está “comprometida com o processo educacional do município, com foco na aprendizagem”, disse.

 

O secretário de Educação Alderi Oldra, desejou boas vindas e na oportunidade apresentou a nova equipe da Secretaria de Educação nas diferentes Coordenações, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos e Diretora Pedagógica. Oldra destacou que “o grande desafio da equipe é o trabalho integrado para que as políticas educacionais sejam implementadas, e contribuam no aprendizado dos estudantes”, salientou.

 

Ao longo do encontro foram realizados encaminhamentos pontuais, como a definição de que mensalmente será realizada reuniões com as Coordenações Pedagógicas das Escolas Públicas Municipais, juntamente com as Direções das mesmas.

 

Foram dadas ainda orientações quanto a prevenção da gripe, pela Equipe Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, assim como distribuição de material sobre o início da vacinação nas UBS´s. Houve ainda a definição sobre o atendimento da equipe de Fonoaudiólogas da Secretaria de Educação nas Escolas tanto para os estudantes, quanto para o trabalho com as famílias e professores, conforme o entendimento.

 

A formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa também foi pauta de avaliação com todos os professores alfabetizadores do Sistema, bem como o encaminhamento das planilhas de acompanhamento dos estudantes, preenchida bimestralmente pelo professor regente.

 

O cadastro do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do MEC, também foi discutido pela Secretaria de Educação, assim como as novas ações do Programa Mais Educação que está em processo de pesquisa para escolha de ampliação de novas atividades junto a pais e estudantes.

 

A assessora do CEPO Verenice Lipsch, destacou a importância das Coordenadoras Pedagógicas discutirem ações pedagógicas com os professores das escolas para preparar os estudantes na realização da prova do IDEB. Segundo Verenice, “a prova deve ser uma consequência do aprendizado dos estudantes, mas as metodologias da prova podem ser utilizadas no cotidiano escolar”, explicou.

 

A reunião com as Coordenadoras e Diretoras das Escolas Públicas Municipais acontecerá mensalmente, com o objetivo de qualificar o trabalho pedagógico nas escolas, tendo em vista o aprendizado dos estudantes e a gestão democrática compartilhada.