Prefeitura Municipal de Erechim - Vacinação contra gripe inicia com grande movimentação nas UBSs
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6714/vacinao-contra-gripe-inicia-com-grande-movimentao-nas-ubss

15/04/2013

Vacinação contra gripe inicia com grande movimentação nas UBSs

Vacinação contra gripe inicia com grande movimentação nas UBSs
Vacinação contra gripe inicia com grande movimentação nas UBSs

População pode ser vacinada até dia 26 de abril em todas as UBSs da cidade. Meta é vacinar pelo menos 80% do grupo de risco.

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunizações, deu início nesta segunda-feira (15) à Campanha de Vacinação Contra a Influenza. A campanha acontece até dia 26 deste mês. A meta é vacinar 80% das pessoas idosas com idade acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a 2 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônica e detentos do Presídio Municipal.

A movimentação nas UBSs foi intensa durante o primeiro dia de vacinação. Na campanha, é aplicada uma dose da vacina contra a influenza, além de atualizada a situação vacinal para tétano e difteria. Desta forma, o Governo Municipal visa contribuir com a prevenção de enfermidades que interferem no desenvolvimento das atividades rotineiras da população em foco, reduzindo a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para vacinação.

A principal intervenção preventiva em saúde pública para infecções respiratórias, explicam os especialistas, é a vacinação. A campanha anual de vacinação, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Para 2013, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, lançou nacionalmente a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 15 a 26 de abril de 2013, sendo 20 de abril o Dia de Mobilização Nacional. O slogan oficial da campanha neste ano, adotado em todo o país, é '”Quem lembra da vacina se protege da gripe”.

 

 

CRONOGRAMA DA CAMPANHA:

Dia 20/04/2013 – DIA NACIONAL DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA

Horário: 8h às 17h .

Locais: UBS Centro

UBS São Vicente de Paulo

UBS Estevão Carraro

UBS Progresso

UBS São Cristóvão

UBS Aldo Arioli

UBS Presidente Vargas

UBS Paiol Grande

UBS Atlântico

UBS Bela Vista

UBS Jaguarete - 8h às 12h.

UBS Capoere - 8h às 12h

 

De 15/04/2013 à 26/04/2013

-UBSs do município, no horário das 7h30min às 11h30min e 13h às 17h.

-Vacinação à domicilio em pessoas acamadas, com agendamento pelo telefone 3522 3955; Ramal 31.