Prefeitura Municipal de Erechim - Trabalho preventivo de combate à dengue em Erechim traz bons resultados
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6662/trabalho-preventivo-de-combate--dengue-em-erechim-traz-bons-resultados

27/03/2013

Trabalho preventivo de combate à dengue em Erechim traz bons resultados

Trabalho preventivo de combate à dengue em Erechim traz bons resultados

Trabalho preventivo de combate à dengue em Erechim traz bons resultados
Trabalho preventivo de combate à dengue em Erechim traz bons resultados

Município registrou apenas quatro focos do mosquito em todo o verão, que foram rapidamente minimizados. Enquanto isso, Rio Grande do Sul apresentou aumento de 550% no número de casos da doença.


O início de 2013 apresentou números preocupantes no Estado e no país em relação à proliferação do mosquito da Dengue, o Aedes aegipty. Enquanto o crescimento de casos notificados da doença chegou a 550% no RS e quase 200% no Brasil, colocando autoridades e o sistema público de saúde em alerta, Erechim tornou-se modelo na prevenção a esta e outras epidemias, através de um trabalho minucioso realizado pela Prefeitura de Erechim, que disponibilizou 20 agentes do setor epidemiológico da Vigilância Sanitária atuando durante todo o ano para localizar e exterminar possíveis focos da doença. De 26 focos registrados no último verão, neste verão o número reduziu para apenas 4, rapidamente eliminados pela equipe.


Em reconhecimento ao trabalho, o prefeito Paulo Polis, na manhã desta quinta-feira (27), esteve nas dependências da Vigilância Sanitária para parabenizar à equipe pela dedicação e pelos benefícios que este empenho tem trazido para a cidade. “Quando iniciamos nossa primeira administração, em 2009, encontramos um estado preocupante de proliferação desta epidemia, com grande número de focos na cidade. Quatro anos depois, podemos dizer que o combate frequente e estratégico ao mosquito da Dengue, aliado à conscientização da população sobre a necessidade de precaução para impedir sua proliferação, nos permite celebrarmos estes dados positivos”, analisa o prefeito.


A prevenção, destaca Polis, é fundamental para o sistema público de saúde. “Não podemos deixar para nos preocuparmos lá adiante, quando estivermos com postos de saúde e hospitais lotados de pessoas que contraíram a doença. O combate às epidemias, não apenas à dengue, mas a todas as epidemias, é estratégico para o município, e as equipes da Prefeitura de Erechim têm a missão de seguir trabalhando com foco na prevenção”, salienta o prefeito. Polis pede que a população continue atentando para os meios mais eficientes de eliminação do foco do mosquito. “Com todos fazendo a sua parte, teremos um município com cada vez mais qualidade de vida”.


O que é Dengue?


A Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.


A dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.


Como prevenir?


A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.