Prefeitura Municipal de Erechim - Conferência Municipal das Cidades terá etapa em maio
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6654/conferncia-municipal-das-cidades-ter-etapa-em-maio

25/03/2013

Conferência Municipal das Cidades terá etapa em maio

Conferência Municipal das Cidades terá etapa em maio

Conferência Municipal das Cidades terá etapa em maio
Conferência Municipal das Cidades terá etapa em maio

 

Governo Municipal realizou reunião e encaminhou comissão para a realização de evento que abordará entre outros temas a questão do desenvolvimento urbano

 

             A Prefeitura Municipal através da secretaria de Coordenação e Planejamento, realizou na tarde da última segunda-feira (25-03), uma reunião envolvendo membros de secretarias municipais e integrantes do Conselho Municipal das Cidades.

 

            Como pauta, o secretário municipal de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella destacou a importância de realizar uma conferência municipal onde assuntos pontuais possam ser debatidos e implementados quanto ao desenvolvimento de Erechim. “Temos um desafio nesse primeiro instante de criar uma comissão que irá encaminhar a questão do edital, bem como o procedimento da funcionalidade da etapa municipal da Conferência, uma vez que no próximo dia 5 de abril estarão em nossa cidade integrantes da comissão estadual, que auxiliarão as comissões municipais em referência aos trâmites das Conferências”, explicou.

 

            Entre os temas que serão discutidos e organizados pela comissão que ficou composta por um representante de cada secretaria, juntamente com o Conselho Municipal das Cidades, estão as questões da cidade e seus problemas, projeto de desenvolvimento urbano, questões ambientais e plano diretor. A realização da etapa municipal será em maio, com o dia ainda a ser confirmado pela comissão.

 

            As conferências constituem a oportunidade máxima de participação e pactuação política ao construir um espaço para a sociedade compartilhar a elaboração e avaliação das políticas públicas e de sua implementação.

 

            A Organização da 5ª Conferência Nacional das Cidades se inicia neste momento, sensibilizando e mobilizando o conjunto dos atores e segmentos do Poder Público e da Sociedade Civil na busca comum da definição, construção, e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

 

            As Conferências das Cidades colocam na agenda pública um processo que se iniciou na Constituição de 1988 com a inclusão dos artigos 182 e 183, que tratam da questão urbana, tendo o histórico de uma realidade social de inexistência de políticas e estruturas institucionais que dessem conta da realidade e da complexidade das Cidades no Brasil. Após a criação do Ministério das Cidades e do Conselho das Cidades inicia-se a construção de políticas e programas que integrados buscam a justiça social e a democratização do Estado através do controle social, atuando nos conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso à moradia digna para população de baixa renda, assim como na implementação da função social da propriedade e da cidade.

 

            A 5ª Conferência Nacional das Cidades terá como foco principal a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes federados, (Governo Federal, Estadual e Municipal) no que tange às políticas de Moradia digna, Mobilidade, Saneamento e Planejamento Urbano, considerando os avanços, as dificuldades, os desafios e as propostas consolidadas nas Conferências Estaduais.

 

            O Regimento Interno da 5ª Conferência das Cidades estabelece as regras para o funcionamento do evento, assim como de suas etapas preparatórias, constituídas pelas Conferências Municipais e Estaduais/ Distrital.