Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim sedia Encontro dos Conselheiros Municipais de Educação da região Alto Uruguai
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6652/erechim-sedia-encontro-dos-conselheiros-municipais-de-educao-da-regio-alto-uruguai

25/03/2013

Erechim sedia Encontro dos Conselheiros Municipais de Educação da região Alto Uruguai

Erechim sedia Encontro dos Conselheiros Municipais de Educação da região Alto Uruguai

Erechim sediou na última quinta-feira, 21, o I Encontro dos Conselheiros Municipais de Educação da Região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) em 2013. A reunião aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Educação.

 

A presidente dos Conselhos Municipais da Setorial da AMAU, professora Maria Salete de Moura Torres, deu boas-vindas aos participantes e desejou um bom ano de trabalho a todos. Juntamente com a Assessora e professora Flávia Dalla Costa, ela, que é presidente do Conselho de Educação de Erechim, conduziu os trabalhos do dia.
 

O objetivo do encontro, entre outros assuntos, foi preparar os conselhos dos municípios para a CONAE- Conferência Nacional de Educação, que será realizada em 17 a 24 de fevereiro de 2014.


Anteriormente, para participação na Conferência Nacional, os municípios precisam organizar os Fóruns Municipais de Educação, que devem ser realizados até o dia 30 de maio de 2013, e servem de preparação para o Fórum Estadual, marcado para agosto deste ano.


A CONAE está dividida em sete eixos: Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação; Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente; Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho; Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

 

 

Os municípios que Compõe a 15ª CRE foram organizados por sedes, sendo que o município de Erechim, pelo número de habitantes, não poderá agregar outros municípios. Getúlio Vargas, Aratiba, Barão de Cotegipe e Sananduva serão regionais dos Fóruns de Educação.
 

 

Entre outros assuntos da reunião estiveram também a formação do PRÓ- Conselho, através da Universidade Federal de Santa Maria; a Caravana da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME; o repasse da ajuda memória da reunião mensal e as legislações recentes do Conselho Nacional de Educação. O próximo encontro será no dia 23 de abril.