Prefeitura Municipal de Erechim - Transposição do Rio do Cravo não para
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6646/transposio-do-rio-do-cravo-no-para

22/03/2013

Transposição do Rio do Cravo não para

Transposição do Rio do Cravo não para

Transposição do Rio do Cravo não para

Garantia foi dada pelo presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, ao prefeito de Erechim, Paulo Polis.


As obras de transposição do Rio do Cravo seguem seu cronograma de execução e deverão ser entregues à comunidade erechinense até o final de 2013, garantindo que os quase 100 mil habitantes do município não voltem a sofrer com riscos de racionamento de água em caso de estiagem no verão de 2014 e anos seguintes. A garantia foi dada pelo presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, durante audiência realizada com o prefeito de Erechim, Paulo Polis, na tarde desta quinta-feira, 21, em Porto Alegre.


Após movimentos indicando suposto descontentamento do consórcio responsável pela obra, o presidente Arnaldo Dutra sustentou que não há qualquer possibilidade de paralisação dos trabalhos uma vez que a Corsan está disponibilizando recursos próprios para o pagamento do serviço. Além disso, explica Dutra, a estatal finalizou na última semana o processo de desapropriação das áreas afetadas pela transposição do Rio do Cravo, o que permitirá o aporte de recursos federais para a conclusão do projeto – que demanda a instalação de 16 km de tubulação, permitindo que a barragem da Corsan, em períodos de estiagem, seja alimentada pelas águas do Rio do Cravo. “A obra terá funcionalidade entre o final de 2013 e o começo de 2014’, antecipa Dutra.


O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que seguirá acompanhando o desenvolvimento da obra e cobrando para que o calendário de execução siga sendo cumprido à risca. ‘Esta semana recebemos algumas informações de que poderia haver alguns contratempos envolvendo a Corsan e o consórcio responsável pela obra e viemos tirar esta situação a limpo com a direção da Corsan. O presidente Arnaldo Dutra, porém, foi claro ao garantir que a transposição não irá parar, até por que os recursos para sua execução estão garantidos’, informa o prefeito que completa: ‘com a conclusão da obra do Cravo, teremos segurança em relação ao abastecimento de água do município pelos próximos 20 anos’.


Na manhã desta sexta-feira, 22, a direção da Corsan receberá na Capital do Estado as empresas responsáveis pelo serviço, oportunidade em que será reforçada a importância do cumprimento das cláusulas do contrato em vigor. O valor total da transposição está orçado em R$ 32 milhões.

 

Outros investimentos previstos


Nos próximos 25 anos, a Corsan prevê mais uma série de investimentos em Erechim, conforme o Contrato de Programa firmado com o município. Entre as principais obras, destacam-se substituição de redes de fibrocimento; abastecimento dos distritos Capoerê e Jaguaretê; Programa de Redução de Perdas; execução de obras complementares de reservação; ampliação geral do Sistema de Abastecimento de Água; execução do Sistema de Esgotamento Sanitário com redes coletoras do tipo separador absoluto, com interceptores e emissário.