Prefeitura Municipal de Erechim - Semana do Meio Ambiente inicia na segunda-feira
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/661/semana-do-meio-ambiente-inicia-na-segunda-feira

01/06/2007

Semana do Meio Ambiente inicia na segunda-feira

Semana do Meio Ambiente inicia na segunda-feira

Semana do Meio Ambiente inicia na segunda-feira
    Com o tema “Reciclando Atitudes – Nosso compromisso com o Meio Ambiente” terá inicio na segunda-feira, dia 04 de junho a Semana Municipal do Meio Ambiente. A solenidade de abertura esta marcada para as 14 horas, no Centro Cultural 25 de Julho.
    A tarde será marcada por apresentações artísticas, dança, música, teatro e declamação de alunos da rede municipal e estadual, e exposição de equipamentos e apreensão pelo 2º Pelotão da Polícia Ambiental Regional.
    Este ano as atividades estão voltadas ao futuro do planeta, do ponto de vista ambiental, é uma das principais questões em debate atualmente. No decorrer do evento serão pontuados temas como gestão de resíduos sólidos, tratamento, políticas públicas, proteção ambiental, fórum do meio ambiente, feira de inovações em materiais ecologicamente corretos, e oficinas de reciclagem.
    De acordo com a Presidente da Semana Municipal do Meio Ambiente, Maria Munaretto, frente ao crescente processo de industrialização somando a concentração da população nos grandes centros, produziram uma evidente mudança nos hábitos de consumo e conseqüentemente um aumento de quantidade de lixo. “O resultado desse processo, tende cada vez mais impactar o Meio Ambiente, comprometendo nossos recursos hídricos, ameaçando a saúde pública e colocando em risco a qualidade de vida do cidadão”.
    No dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, será realiza no Plaza imigrante, a partir das 9 horas, a 1ª Feira de Inovações em Materiais Ecologicamente Corretos, com a apresentação de projetos sobre reciclagem de lâmpadas fluorescentes, fabricação de telhas e placas com caixas longa-vida, casa eficiente, reuso da água e sistemas de tratamento, biodigestor, utilização de placas solares em meio rural e urbano, blocos de garrafa pet para construção civil, fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha, materiais oriundos de pneus e plásticos para paisagismo e jardinagem, e projeto “Vivo Recellular”.
    Também estarão sendo oferecidas oficinas gratuitas nos dias 04, 05 e 06, sobre confecção de papel reciclado e móveis com garrafa pet, ministradas por Lurdes Sartori e Eduardo Webster, respectivamente.
    Nos dias 05 e 06, com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos” será realizado o 4º Fórum Regional do Meio Ambiente, com palestras sobre classificação, tratamento e disposição final; absorção do lodo no sistema de tratamento de resíduos; ação da Secretaria do Meio Ambiente na Gestão dos Resíduos Sólidos no município; saneamento básico e políticas públicas, e direitos e responsabilidades da sociedade frente ao Meio Ambiente.
    As inscrições para o Fórum e para as oficinas de reciclagem devem ser feitas pelo telefone 3522-9250.