Prefeitura Municipal de Erechim - Servidores das escolas municipais participam de abertura do ano letivo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6561/servidores-das-escolas-municipais-participam-de-abertura-do-ano-letivo

20/02/2013

Servidores das escolas municipais participam de abertura do ano letivo

Servidores das escolas municipais participam de abertura do ano letivo

Prefeito Paulo Polis e secretário de educação, Alderi Oldra, recepcionaram funcionários e falaram sobre os desafios para este ano.

 

O Centro Cultural 25 de Julho recebeu na tarde desta terça-feira (19), às 14h, servidores e equipes diretivas das escolas do sistema municipal de ensino. A atividade marcou o início do ano letivo de 2013, dando continuidade ao evento realizado na manhã de segunda-feira (18) com professores das mesmas escolas. O encontro contou com participação do prefeito municipal, Paulo Polis, que na oportunidade destacou a importância das atividades deste ano para a consolidação do desenvolvimento significativo observado na educação municipal nos últimos anos.

 

“Vocês têm o desafio de conduzir este trabalho fundamental para o município, que é a educação das nossas crianças. Não há trabalho mais nobre que este, o de educar estes jovens que serão o futuro da nossa cidade. Como diz o provérbio, para educar uma criança é preciso toda uma aldeia. Por isso o trabalho de cada um dentro das escolas, do professor aos diretores e funcionários das mais diversas funções, é essencial para que o município atinja os resultados que vem atingindo nos últimos anos na educação”, destaca o prefeito Paulo Polis.

 

Polis salienta que “tivemos avanços significativos na nossa educação. Estamos aprimorando cada vez mais as escolas, que hoje não devem nada às da rede privada. Os últimos índices do IDEB provam isso, pois todas as escolas do município aumentaram seus índices. E isso deve-se a um trabalho de planejamento que iniciou ainda em 2009, quando começamos a implantar grandes avanços como os programas Um Computador por Professor e Um Computador Por Aluno; a capacitação dos profissionais e criação do plano de carreira; a qualificação da merenda escolar, hoje comprada 100% dos agricultores da nossa região; a criação do Núcleo Tecnológico Municipal; a criação de 1.100 vagas de creche; e a ampliação da acessibilidade das escolas”.

 

O secretário de educação, Alderi Oldra, destaca que este trabalho iniciado durante a gestão do secretário Anacleto Zanella será aprimorado cada vez mais para que o município siga apresentando avanços na área. Ele destaca que, em sua gestão na secretaria, “queremos manter o processo de gestão democrática e compartilhada, não só nas ações educativas, mas também nas relações pessoais. Estamos abertos ao diálogo, à discussão e ao planejamento de ações que venham ao encontro do bem estar de cada um para que desenvolvamos com compromisso nosso papel de educadores”, afirma ele.

 

O início do ano letivo de 2013 também contou com a participação da palestrante Icledes Maria Matté, especialista em gestão de pessoas, que apresentou a palestra Formação – Equipe Nota 10, com intuito de refletir acerca de comportamentos e atitudes do dia a dia e de reforçar a importância do trabalho em equipe. Oldra destaca que “a base de toda a conquista são o professor e os funcionários das escolas. Temos orgulho e satisfação de contar com profissionais que se comprometem com a aprendizagem, com a vida de nossos estudantes. Queremos em todas nossas ações de formação, tanto para os professores, como para os funcionários, possibilitar a reflexão do nosso fazer pedagógico, como também proporcionar a socialização de experiências entre os sujeitos que trabalham com a educação”.