Prefeitura Municipal de Erechim - Ano Letivo começa para professores da Rede Municipal de Ensino
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6557/ano-letivo-comea-para-professores-da-rede-municipal-de-ensino

19/02/2013

Ano Letivo começa para professores da Rede Municipal de Ensino

Ano Letivo começa para professores da Rede Municipal de Ensino

Evento contou com a participação de professores e equipes diretivas das 14 escolas municipais mais o Centro de Educação de Jovens e Adultos e Escola de Belas Artes Osvaldo Engel. Centro Cultural 25 de Julho ficou completamente lotado.


A manhã da última segunda-feira (18-02) foi marcada pela abertura oficial do ano letivo para os professores da Rede Municipal de Ensino no Centro Cultural 25 de Julho. Na ocasião a secretaria municipal de Educação realizou diferentes atividades junto aos professores que iniciarão suas atividades já na próxima quarta-feira (20-02).


As novidades do encontro iniciaram desde a chegada dos educadores no Centro Cultural, uma vez que foram recepcionados pelo aluno Pedro Terra da Escola de Belas Artes Osvaldo Engel que com seu violino interpretava diversas canções. A acolhida seguiu com o vereador e até pouco tempo atrás secretário de Educação Anacleto Zanella, o secretário de Educação Alderi Oldra e o prefeito em exercício Lucas Farina recepcionando a todos no hall de entrada.


Já acomodados no interior do Centro Cultural 25 de Julho, foi a vez dos educadores acompanharem um número artístico de dança do ventre pela aluna Raquel Santana, também da Escola de Belas Artes Osvlado Engel que esbanjou desenvoltura, equilíbrio e coordenação, apresentando um espetáculo de encher os olhos.


O secretário municipal de Educação Alderi Oldra abriu os pronunciamentos da manhã destacando o ano de 2013 como sendo o ano da consolidação de projetos e desafios da educação municipal. Segundo o secretário, “temos muito do que nos orgulhar nesse governo, principalmente na educação. Não podemos perder o foco de nossos métodos de aprendizagem voltado à inclusão, assim como a informática educativa, o desenvolvimento integral em tempo integral, a socialização de experiências, a ampliação e a consolidação da gestão democrática nas escolas”, disse. Oldra também destacou que “o ano será importante no sentido da avaliação do IDEB, o que denota uma mobilização muito importante de toda comunidade escolar no sentido de bons resultados, como aconteceu na última avaliação realizada, por isso quero agradecer de público o grande trabalho realizado pelo nosso então secretário da Educação Anacleto Zanella, e dizer que vamos seguir essa linha que tanto traz resultados positivos para nossa comunidade”, finalizou o secretário homenageando o vereador Anacleto Zanella.


Em seguida o então prefeito em exercício, Lucas Farina - o evento aconteceu antes da posse de Paulo Polis, realizada no mesmo dia -, usou da tribuna de honra para realizar o seu discurso de boas vindas aos educadores. Em sua fala, Farina disse “sempre acreditei na educação como sendo o pilar de sustentação de uma sociedade progressista. Para tanto nos últimos anos, temos feito em nosso município uma verdadeira revolução no campo da educação, valorizando o educador e os funcionários da educação, incentivando o aperfeiçoamento e acima de tudo cobrando resultados pontuais, que nos deram inclusive uma premiação estadual como sendo destaque na inclusão de alunos com deficiência. Agradeço muito a cada educador e educadora, que fazem de nossas crianças, jovens e adultos o capital humano mais valioso de nossa cidade. Capital esse que traz progresso, dignidade, respeito e honra. Coisa que dinheiro algum é capaz de comprar. Por fim, quero desejar uma grande jornada pela frente e que Deus abençoe a cada um nessa caminhada tão prazerosa em educar nosso futuro e preparar nosso presente”, finalizou o prefeito em exercício Lucas Farina.


Após as falas foi a vez do professor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) Rodrigo Dias da Silva ministrar uma palestra sobre a “Cultura e formação escolar” aos educadores. Na próxima terça-feira (19-02) a partir das 14h, será a vez dos funcionários das escolas municipais participarem de uma grande recepção e palestra sobre o tema motivacional, ministrado pela Sra. Icledes Maria Matté também no Centro Cultural 25 de Julho. As aulas terão início na próxima quarta-feira (20-02) em toda a Rede Municipal de Ensino.