Prefeitura Municipal de Erechim - Orçamento Participativo realiza integração com delegados e Governo Municipal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6466/oramento-participativo-realiza-integrao-com-delegados-e-governo-municipal

27/11/2012

Orçamento Participativo realiza integração com delegados e Governo Municipal

Orçamento Participativo realiza integração com delegados e Governo Municipal

Evento ocorreu na sede da associação de moradores do Bairro Demoliner e contou com jogos de futebol, almoço e baile

 

Delegados do Orçamento Participativo de Erechim, representantes do Governo Municipal e moradores das comunidades do município reuniram-se neste domingo (25), na sede da associação do Bairro Demoliner, para participarem da quarta festa de integração do Orçamento Participativo. O evento é promovido anualmente para integrar os envolvidos nesta importante ferramenta democrática implantada em Erechim pelo Governo Polis e Ana, e que desde 2009 já entregou mais de 150 obras nos bairros e comunidades do município.

 

A programação do evento teve início pela manhã: às 8h, foram realizadas as finais do Campeonato de Futebol do Orçamento Participativo, que envolve jovens dos bairros da cidade, disputando entre si o título de campeão do OP. Na competição com atletas nascidos até o ano de 99, o título ficou com o Atlântico-B, que derrotou na final o Atlântico-A. Na outra final, com atletas nascidos até o ano de 97, o São Cristovão-B sagrou-se bicampeão da competição, vencendo a final contra o Santa Isabel.

 

Após a final do campeonato, às 10h, foi realizada também a já tradicional partida de futebol entre a equipe do Governo Municipal e a equipe dos delegados do Orçamento Participativo. O jogo terminou em 3 a 3, contando inclusive com gol do prefeito Paulo Polis.

 

Na sequência, antes do almoço e do baile programado para a tarde, o prefeito Polis e a vice-prefeita Ana Oliveira, acompanhados do deputado estadual Altemir Tortelli e do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Coorporativismo do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan, recepcionaram os presentes ressaltando o simbolismo representado por esta integração do Orçamento Participativo, que marca o encerramento de quatro anos de uma experiência que surgiu para mudar definitivamente a forma de governar Erechim.

 

Polis destacou que “a implantação do Orçamento Participativo foi uma das nossas primeiras medidas ao assumirmos a administração municipal, e tenho certeza de que também foi um dos nossos maiores acertos. É só transitar pelos bairros e pelas comunidades do interior que a cada local visitado encontramos várias destas placas que demarcam as obras do OP. Obras selecionadas pela própria comunidade, através da escolha das demandas elencadas nas reuniões, e executadas pela Prefeitura de Erechim. É assim que se governa uma cidade, democraticamente, com participação popular”.

 

Ana Oliveira aproveitou a oportunidade para fazer um pedido aos delegados do Orçamento Participativo. “O diálogo entre as comunidades e o governo nestes quatro anos foi excelente, e o resultado pode ser visto nas ruas. Precisamos deste mesmo empenho, da mesma dedicação de todos vocês nos próximos quatro anos, bem como para as demais administrações da cidade. O Orçamento Participativo veio para ficar, e necessita de cada um dos seus representantes para seguir realizando grandes e fundamentais obras em Erechim”, disse a vice-prefeita.

 

Representando a comunidade do Bairro Demoliner, sede do evento, o delegado Neuro Dassi salientou que Erechim não pode mais ficar sem o trabalho realizado através do Orçamento Participativo. “Temos que agradecer à administração municipal por este espaço disponibilizado às comunidades de Erechim. Não dá pra imaginar a cidade de Erechim sem este diálogo que se abriu com a população, e que tem possibilitado investimentos em todos os bairros da cidade”, afirma Dassi.