Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Municipal recebe principal troféu do XI Prêmio Gestor Público
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6450/governo-municipal-recebe-principal-trofu-do-xi-prmio-gestor-pblico

19/11/2012

Governo Municipal recebe principal troféu do XI Prêmio Gestor Público

Governo Municipal recebe principal troféu do XI Prêmio Gestor Público

 

Comitiva liderada pelo prefeito Paulo Polis recebeu premiação máxima em evento estadual. Projeto vitorioso aborda a questão inclusiva nas escolas municipais. Além da premiação principal, houve também o reconhecimento de mais dois projetos desenvolvidos pela Prefeitura

 

           O município de Erechim recebeu na noite da última terça-feira (14-11) a premiação máxima da XI edição do Prêmio Gestor Público. O prefeito Paulo Polis, a vice-prefeita Ana Oliveira e a primeira-dama Cristiane Polis, lideraram uma comitiva formada por secretários e servidores municipais envolvidos nos projetos selecionados na edição de 2012 do Prêmio Gestor Público, que receberam das mãos dos organizadores do evento, a premiação máxima do projeto da área da educação inclusiva.

 

            O Governo Municipal através do projeto “Todos na Escola- Respeito às Diferenças” foi o grande vencedor da noite, e levou o troféu “Prêmio Gestor Público Especial”, sendo reconhecido pela comissão julgadora do Evento, como sendo o principal destaque do Estado com uma avaliação superior a 85 pontos e que englobou as condições de maior inovação e criatividade, melhor relação custo/benefício e a possibilidade real de replicação.

 

            Para o prefeito Paulo Polis, “é um orgulho muito grande poder conquistar esse prêmio tão sério e respeitado, que a cada edição vem demonstrando responsabilidade com os exemplos positivos da gestão pública no Rio Grande do Sul. Quero compartilhar essa conquista com todos os envolvidos e com a comunidade, lembrar ainda que ações como essa de inclusão, são fundamentais para o nosso desenvolvimento. A educação é o principal meio de avançarmos no sentido do desenvolvimento pleno, e é o que certamente continuaremos fazendo”, destacou o prefeito.

 

             Atualmente, conforme o censo escolar existem 250 estudantes com deficiência matriculados nas 16 escolas públicas municipais desde a educação infantil, ensino fundamental até a educação de jovens e adultos sendo elas: deficiência intelectual, deficiência visual, cegueira, deficiência auditiva, surdez, deficiência física e autismo.

 

            Todos possuem matrícula no ensino regular/comum e Atendimento Educacional Especializado (AEE) em salas de recursos multifuncionais. Para os estudantes com deficiência que não possem autonomia de vida, há a bidocência em sala, ou seja, dois professores para atenderem a mesma turma, objetivando não desqualificar o ensino para os estudantes comuns e fornecer atendimento individualizado ao estudante com deficiência.

 

            É fornecido aos estudantes com deficiência o transporte escolar adaptado da porta de casa à porta da escola; material pedagógico específico conforme necessidade individual de cada estudante como por exemplo prótese, cadeiras de roda, estabilizadores, classes adaptadas, jogos pedagógicos e material escolar.

 

             Ainda, faz parte da Política de Inclusão, Equipes de Apoio ao Processo Ensino Aprendizagem, as quais articulam o trabalho da escola com as famílias, tendo como meta o sucesso escolar de todos os estudantes, sendo que as equipes são coordenadas por um Professor de Apoio. Segundo o secretário municipal de Educação Anacleto Zanella, “desde 2010 temos trabalhado intensamente nessa área da inclusão dos alunos com deficiência junto às escolas da Rede Municipal de Ensino, cabe lembrar ainda que em julho desse ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa foi classificada entre as 10 melhores experiências do Brasil, em prêmio instituído pelo MEC, pelo trabalho realizado em favor da inclusão de crianças com deficiência, um grande indício de que o trabalho desenvolvido tem a seriedade necessária para ampliarmos suas ações, beneficiando diretamente a comunidade”, disse o secretário.

 

            Outros dois projetos realizados pela Prefeitura também receberam o “Certificado de Reconhecimento” pelo exemplo positivo, e inovador à gestão pública. Foram eles o projeto “Kit Casas de Madeira” coordenados pela secretaria municipal de Obras Públicas e Habitação, que tem como objetivo proporcionar condições dignas de moradia a pessoas que apresentam-se em condição de vulnerabilidade social, aproveitando recursos naturais disponíveis no município.

 

             Já o projeto “Bem Viver – A Vida na Melhor Idade”, coordenado pelo gabinete da Primeira-Dama, tem como objetivo ofertar à comunidade acima de 50 anos de idade do município de Erechim, a oportunidade de cuidar de sua saúde bio-psico-social, com ênfase na saúde, educação, cultura e lazer através da participação em atividades multidisciplinares.

 

            O Prêmio Gestor Público foi instituído em 2002 pelo Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindaf), hoje Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS). Tem como foco o reconhecimento e a premiação de atos de gestores públicos municipais que desenvolvam projetos destacados pela observância às regras técnicas em sua concepção e pela obtenção de resultados positivos para a população de seus municípios.

 

Assista a entrevista do Prefeito Paulo Polis, logo após a conquista do Prêmio Gestor Público.

www.youtube.com/watch?v=ic8pk1TmUT0&feature=em-share_video_user