Prefeitura Municipal de Erechim - Escolas do sistema municipal de ensino elegem equipes diretivas para próximos 3 anos

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6449/escolas-do-sistema-municipal-de-ensino-elegem-equipes-diretivas-para-prximos-3-anos

14/11/2012

Escolas do sistema municipal de ensino elegem equipes diretivas para próximos 3 anos

Escolas do sistema municipal de ensino elegem equipes diretivas para próximos 3 anos

Processo democrático para escolha das diretorias tem se refletido em maior diálogo com a comunidade escolar

 

As escolas do sistema municipal de ensino, coordenadas pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Educação, elegeram nesta terça-feira (13) suas equipes diretivas para os próximos 3 anos letivos. Participaram da votação professores, funcionários e alunos de cada escola, além dos pais dos estudantes. O processo decorreu dentro de cada instituição, que dispôs de uma zona eleitoral durante os três turnos do dia.

 

Fazem parte do sistema municipal as escolas Bortolo Balvedi, Caras Pintadas, Cristo Rei – CAIC, Dom João Aloísio Hoffman, Dom Pedro II, Estevam Carraro, Jaguaretê, Irmã Consolata, Lucas Vezzaro, Luiz Badalotti, Othelinho, Paiol Grande, São Cristovão, e Ruther Von Mülhen. Com exceção das escolas Cristo Rei – CAIC e Irmã Consolata, nas quais duas chapas participaram do processo eleitoral, a eleição trouxe chapa única nas escolas do município.

 

O secretário de Educação, Anacleto Zanella, acompanhou a votação e ressalta que a eleição aconteceu de forma tranquila. Zanella salienta que as comunidades escolares compreenderam a importância da participação de todos para a escolha dos representantes das diretorias escolares, o que vem proporcionando uma nova dinâmica na relação entre pais, alunos e professores, qualificando ainda mais o processo de ensino.

 

“A eleição direta nas escolas foi implantada pelo Governo Polis e Ana com intuito de democratizar o processo de escolha das pessoas que estarão encarregadas de coordenar o trabalho em cada instituição. Nada mais justo do que todos os envolvidos no processo educacional terem o direito de decidir quem estará à frente deste processo. Acreditamos que esta abertura de diálogo é fundamental”, diz o secretário.

 

Diretora reeleita para a escola Luiz Badalotti, no bairro Atlântico, Cátia Regina Scariot acredita que “mesmo tendo uma chapa única concorrendo na escola, percebemos que a comunidade escolar se mobilizou, os alunos estavam empolgados e participaram . Deixamos claro para eles desde o início que o voto é livre, que todos tinham o direito de votar não, caso não concordassem com a seleção dos nomes. O importante é todos estarem incluídos neste processo, neste diálogo”.

 

Ela ressalta que a democratização da escolha das equipes diretivas torna possível, inclusive, uma aproximação extremamente benéfica entre pais, professores e alunos, construindo uma comunidade escolar cada vez mais integrada, que dialoga e busca soluções coletivamente para as situações da escola. “O diálogo é essencial, e isso se reflete em uma qualificação do ensino, pois os pais também estão mais próximos e podem acompanhar de perto o processo de ensino”, finaliza.

 

Dinamar Munaretto Bordin, diretora reeleita na escola de educação infantil do São Cristóvão e há nove anos à frente da instituição, afirma que estar à frente da direção de uma escola é um grande desafio, e também acredita que a democratização e a inclusão de todos no processo é fundamental. “A escola São Cristóvão cresceu muito desde o início do trabalho, e deve-se isso a todos que participaram do processo”, finaliza ela.

 

Confira a relação de diretoras eleitas e a porcentagem de votos atingida:

 

EMEF Luiz Badalotti – Diretora: Cátia Regina Scariot, 79% dos votos

EMEF Caras Pintadas – Diretora: Anelise Fátima Bianchi, 85% dos votos

EMEF D. Pedro II - Diretora: Ivone Pierina Ferri Santim, 85,78% dos votos

EMEF Paiol Grande – Diretora: Angela Maria Socol, 88,03% dos votos

EMEF Othelo Rosa – Diretora: Silvana Pertile, 79,1% dos votos

EMEF Jaguaretê – Diretora: Cleusa Olukoski, 86,87% dos votos

EMEF Cristo Rei – Vencedora: Chapa 1, 64,31% dos votos. Diretora: Ana Maria Mikulski

EMEI São Cristóvão – Diretora: Dinamar Munaretto Bordin, 92,7% dos votos

EMEI Bôrtolo Balvedi – Diretora: Andrea Paula Campagnolo de Oliveira, 100%dos votos

EMEI Lucas Vezzaro - Diretora Luciana Aparecida Tomazzoni de Oliveira, 98,79% dos votos

EMEI Estevam Carraro – Diretora: Cleci Fátima Dallagnol, 90% dos votos

EMEI D. João H. - Diretora: Inajara do Amaral RibasVargas, 99% dos votos

EMEI Irmã Consolata – Vencedora: Chapa 1, 68,79% dos votos. Diretora: Manoela Basegio Rigo

Belas Artes – Diretora: Alessandra Nara Zis Berticelli, 93,15% dos votos

Centro de Ensino de Jovens e Adultos – Diretora: Rute Blazejuk Imlau, 90,95% dos votos