Prefeitura Municipal de Erechim - CEREST/AU promove Semana de Prevenção e Combate à Surdez
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6445/cerestau-promove-semana-de-preveno-e-combate--surdez

12/11/2012

CEREST/AU promove Semana de Prevenção e Combate à Surdez

CEREST/AU promove Semana de Prevenção e Combate à Surdez

CEREST/AU promove Semana de Prevenção e Combate à Surdez

No dia 10 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Surdez. Em alusão à data, o CEREST/AU promoveu uma programação especial durante a semana entre os dias 05 e 09. Dentre as atividades desenvolvidas esteve a realização de exames de audiometria gratuitos para os trabalhadores de Erechim e região do Alto Uruguai. As audiometrias foram disponibilizadas aos trabalhadores com o propósito de diagnosticar possíveis perdas auditivas decorrentes da atividade laboral, bem como orientar quanto à importância das ações preventivas no combate a PAIR – Perda Auditiva Induzida pelo Ruido.


No dia 07, foi realizada uma palestra com o tema “A Importância da Audição e os Cuidados com os Ouvidos”. Na ocasião a fonoaudióloga da equipe técnica do CEREST/AU, Janaise Bernardi Trentin, abordou os seguintes temas: como se desenvolve a audição, funcionamento do sistema auditivo, sintomas da perda auditiva e os cuidados com a audição. Segundo a fonoaudióloga Janaise “pouco pode ser feito para reverter uma perda auditiva, mas muito pode ser feito para preveni-la, por isso, os cuidados com a audição devem ser tomados diariamente. Prevenção é a palavra chave, pois sabe-se que sons intensos acima de 100dB sem o uso de protetores auditivos já podem ocasionar uma alteração irreversível na audição e sons acima de 85 dB já podem provocar zumbido”.


Também foi realizado como parte da programação da semana um encontro com as fonoaudiólogas das secretarias municipais de Saúde e Educação, com objetivo de estabelecer parcerias no intuito de fortalecer a rede de prevenção e assistência aos trabalhadores. Em função da grande procura para realização dos exames, o CEREST/AU prorrogou da data até o dia 14, interessados devem entrar em contato com a entidade pelo telefone (54) 3522 6813 e agendar seu horário.