Prefeitura Municipal de Erechim - XV Feira do Livro acontece na Praça Jayme Lago de 07 a 11 de novembro
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6415/xv-feira-do-livro-acontece-na-praa-jayme-lago-de-07-a-11-de-novembro

31/10/2012

XV Feira do Livro acontece na Praça Jayme Lago de 07 a 11 de novembro

XV Feira do Livro acontece na Praça Jayme Lago de 07 a 11 de novembro

Patrono desta edição é o professor e pesquisador Enori Chiaparini. Autores homenageados são Gildinho e Chiquito, compositores erechinenses com mais de 30 anos de carreira.


 

A XV Feira do Livro de Erechim, que também integra a III Feira Cultural e III Mostra do Turismo, será realizada de 07 a 11 de novembro em um novo espaço: a Praça Jayme Lago. Substituindo a antiga sede do evento, a Praça da Bandeira, o local será ponto de encontro da cultura erechinense durante os dias do evento, um dos mais aguardados pela comunidade erechinense no segundo semestre do ano.
 


Como nas edições anteriores, além dos tradicionais estandes literários, em que a população pode pesquisar e adquirir títulos de diversos gêneros e épocas, os visitantes acompanharão durante os 5 dias de feira diversas atrações culturais em áreas como teatro, música e dança, além de exposições de arte, fotografias, livros e pesquisas; lançamentos de obras; oficinas de contação de histórias;  palestras e outras atividades.
 


A promoção é da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Na manhã desta terça-feira (30), no Salão Nobre da Prefeitura, o prefeito municipal, Paulo Polis, a vice-prefeita, Ana Oliveira, sua equipe de governo, acompanhados pelo patrono e pelos autores homenageados desta edição, apresentaram a programação e as atrações para a imprensa local.

 

Polis destacou que ?a Feira do Livro é um momento sempre muito aguardado pelos erechinenses. Neste ano, terá o prazer de homenagear algumas pessoas que fizeram parte da história desta cidade e que são fundamentais para a nossa cultura. Como um evento erechinense, nos orgulha muito podermos fazer uma homenagem a estas lendas vidas da nossa Erechim?.
 

 

A coordenadora da pasta, Clarisse Maronesi, salienta que esta edição, além deste olhar para a história e a cultura da cidade, terá como foco também o incentivo à leitura na infância e na adolescência, trabalhando para isso em sintonia direta com as escolas do município, que levarão os alunos para conhecerem o espaço e aproveitarem as atrações oferecidas pela programação.
 


Maronesi acredita que a Feira do Livro é o espaço ideal para trabalhar a valorização da leitura, pois constroi um ambiente propício a conquistar a atenção e o interesse dos jovens. ?Na edição anterior, ouvimos de muitos pais que seus filhos, após visitarem o local com a escola, quiseram voltar novamente à feira no final de semana, agora com a família. Esse estímulo é essencial para que o evento atinja seus objetivos, por isso trabalhamos próximos das escolas?, afirma.

 

Nesta edição, a comissão organizadora, formada pelos ex-patronos do evento, que compõem a Comissão de Honra da Feira do Livro, e a equipe da Prefeitura Municipal, decidiram prestar a três grandes destaques da cultura erechinense. Os autores homenageados, Gildinho e Chiquito, são compositores com mais de 30 anos de carreira na música erechinense. O patrono, Enori Chiaparini, também tem em seu currículo um trabalho fundamental de pesquisa e registro da nossa história.

 

A coordenadora do Departamento de Cultura da secretaria, Vera Barp Coffy, salienta que ?A Feira do Livro é um espaço para a cultura erechinense, e a composição musical é uma forma de poesia que deve ser valorizada em um ambiente como este, pois nos traz sensações muito próximas às da literatura?, ressalta ela.
 

A Feira do Livro acontece de 7 a 11 de novembro. A abertura oficial é às 20h do dia 7, quarta-feira. A cerimônia de encerramento acontece às 16h do domingo.

 

Clique aqui para ver a programação completa.