Prefeitura Municipal de Erechim - Mobilização para prevenir o câncer de mama
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6403/mobilizao-para-prevenir-o-cncer-de-mama

25/10/2012

Mobilização para prevenir o câncer de mama

Mobilização para prevenir o câncer de mama

 

Governo Municipal juntamente com apoiadores, mobiliza centenas de pessoas na caminhada do Outubro Rosa. Atividades continuam até o fim de semana

 

           A avenida Maurício Cardoso foi palco de mais uma grande atividade organizada pelo Governo Municipal em parceria com as instituições apoiadoras do Outubro Rosa em Erechim. Na manhã da última quinta-feira (25-10), centenas de pessoas concentraram-se na praça Boleslau Skorupski e rumaram até a Praça da Bandeira, frente ao Castelinho.

 

           Na ocasião homens e mulheres, portavam a cor rosa por meio de algum acessório. Tudo para que assim como a campanha do Outubro Rosa, dialogasse com a comunidade a respeito da importância da prevenção e da qualidade de vida na redução do câncer de mama, que atinge tanto mulheres como homens.

 

            A vice-prefeita Ana Oliveira, tomou a frente da caminhada junto com representantes de entidades, e ao chegar frente ao Castelinho falou aos presentes. Segundo a vice-prefeita, “a Prefeitura de Erechim, juntamente com os demais parceiros, elaborou para este Outubro Rosa uma programação que tem como principal objetivo alertar às mulheres da nossa cidade sobre a necessidade de realizarem os exames de prevenção ao câncer de mama. Além de chamar a atenção para este tema delicado que é o câncer, também incentivamos outros exames de rotina necessários, que podem ajudar a detectar doenças no corpo da mulher.

 

           Esta é uma campanha que acontece em todo mundo, a cada mês de outubro. E, mesmo com ela, sabemos que ainda muitas mulheres não dão o valor necessário à prevenção. Por isso, é importante lembrar que precisamos abordar o maior número possível de mulheres e também de homens, para que todos tenham clareza quanto à necessidade de dar uma atenção especial à saúde.

 

            Esperamos que todos aqui envolvidos tenham a mesma determinação, o mesmo empenho, para transmitirem esta mensagem. Tenho certeza que ações como esta são fundamentais para que a gente crie uma cultura de prevenção, não apenas a estas doenças específicas das mulheres, mas para todas as doenças. Por isso, venha junto com a gente, vamos colorir a cidade de rosa e fazer das mulheres de Erechim pessoas cada vez mais saudáveis e prevenidas”, lembrou.

 

           Já na última quarta-feira (24-10), foi a vez do Salão de Atos da Uri Campus de Erechim, receber um grande público para as palestras organizadas e promovidas pela Coordenadoria da Mulher em parceria com a secretaria municipal de Saúde. No evento a vice-prefeita deu boas vindas a todos e lembrou da importância da prevenção por parte dos homens também, “segundo informações nacionais, a estimativa é de que cerca de 53 mil pessoas desenvolverão esse tipo de câncer em 2013, o que é um número muito expressivo. Esperamos contribuir para que as pessoas cuidem de sua saúde de forma regular, mudando alguns hábitos e criando apreço por informações valiosas, afinal quem se ama se cuida”, destacou Ana Oliveira.

 

           Após as falas da vice-prefeita e do diretor geral da URI Paulo José Sponchiado, foi a vez da professora, psicóloga e diretora do CAOL Marilene Rigo mediar as palestras da tarde, que englobaram informações sobre a prevenção e conscientização acerca do câncer de mama e tiveram como palestrantes a médica Radioterapeuta Caroline Sartori Basso, a psicóloga Lisiane Munaretto e a advogada Cláudia Rejane Filipin.

 

           No próximo sábado (27-10) será realizado o Dia D de prevenção ao câncer de mama, através de mutirão da secretaria municipal de Saúde das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h nas UBS´s da cidade, onde serão oferecidos coletas de exames preventivos do cólo de útero, encaminhamentos de mamografias, exames clínicos das mamas e coletas de exame para HIV.