Prefeitura Municipal de Erechim - Experiência do CEJA Erechim é reconhecida pela UNESCO
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6366/experincia-do-ceja-erechim--reconhecida-pela-unesco

27/06/2012

Experiência do CEJA Erechim é reconhecida pela UNESCO

Experiência do CEJA Erechim é reconhecida pela UNESCO

Experiência do CEJA Erechim é reconhecida pela UNESCO
Experiência do CEJA Erechim é reconhecida pela UNESCO

 

Ações educacionais do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, fazem parte da rede de inovações educativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

 

 

           A redução da taxa do analfabetismo e a elevação da escolaridade da população no Brasil é um desafio secular e, em busca de soluções, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem se consolidado ao longo dos anos em diferentes conceitos e aspectos, apresentando muitas variações ao longo do tempo, estritamente ligadas às transformações que caracterizam os diferentes momentos históricos do país.

 

           No município de Erechim, a política de EJA vem sendo consolidada. Em seu terceiro ano de funcionamento, o CEJA Erechim, criado pela Divisão de EJA da secretaria municipal de Educação,no ano de 2009, vem cumprindo com o seu papel de escolarizar jovens e adultos, oportunizando-lhe a conclusão do Ensino Fundamental, bem como, prepará-los para o aprendizado sobre o mundo do trabalho.

 

           O CEJA vem, propiciando qualidade no processo ensino-aprendizagem aos estudantes, de forma a possibilitar o acesso, a permanência e o sucesso destes, o que implica no desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizam suas experiências e seus conhecimentos prévios e consideram ainda, o vínculo entre educação, trabalho e práticas sociais e culturais, de propiciando a inserção dos alunos no mercado de trabalho e sua respectiva qualificação profissional.

 

           Assim, como uma prática inovadora e que vem apresentando muitos resultados, o CEJA Erechim tem recebido premiações anualmente. Neste ano, a experiência do CEJA estará integrando uma publicação realizada pela UNESCO, na qual serão apresentadas experiências inovadoras do trabalho com educação de jovens e adultos.

 

           Tendo participado, no ano de 2011, na Oficina Regional de Educación de UNESCO, a experiência do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Erechim já compõem a rede de inovações educativas e pode ser acessada, para maiores informações, no site www.redinnovemos.org/content/view/1389/lang,sp .