Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Bem Viver encerra com homenagens no grupo Caixeral
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6353/programa-bem-viver-encerra-com-homenagens-no-grupo-caixeral

19/06/2012

Programa Bem Viver encerra com homenagens no grupo Caixeral

Programa Bem Viver encerra com homenagens no grupo Caixeral

 

Programa desenvolvido pela Prefeitura junto aos grupos de terceira idade, encerrou-se na última terça-feira com o grupo Caixeral

 

           A tarde da última terça-feira (19-06) foi de muita emoção e homenagens nas dependências do clube Caixeral e Coroas, onde foi realizado o encerramento do programa ?Bem Viver ? A Vida na Melhor Idade?, desenvolvido pelo governo Polis através do gabinete da Primeira Dama em parceria com as secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e Saúde.

 

           O principal objetivo é de ofertar à comunidade de idosos, a oportunidade de cuidar da saúde bio-psicossocial, voltados para a área de saúde, educação, cultura, esporte e lazer através da participação em atividades multidisciplinares.

 

           Na ocasião a vice-prefeita Ana Oliveira juntamente com a equipe que trabalhou junto ao grupo de idosos Caixeral, salientou a importância das políticas públicas proporcionadas pelo governo Polis em relação a terceira idade. ?Quero parabenizar o grupo de vocês que participou, aproveitou e interagiu com o programa, acredito que a satisfação que estamos sentindo quanto governo em proporcionar a vocês essas atividades, deva ser a mesma de vocês em participarem dessas ações, portanto meu muito obrigado em nome do nosso prefeito Paulo Polis e de toda a equipe de governo, por aproveitarem cada atividade proporcionada pela Prefeitura?, destacou a vice-prefeita.

 

           A coordenadora do programa ?Bem Viver ? A Vida na Melhor Idade?, Cátia Krasuski Banaszeski prestou uma homenagem ao grupo em nome da primeira dama Cristiane Polis, que não pôde se fazer presente, e falou ao grupo sobre o andamento e a satisfação do sucesso do programa. Já a senhora Jane Hagers Chagas falou em nome do grupo Caixeral e agradeceu a toda a equipe pelo ?brilhante trabalho realizado todas as terças feiras com a gente?, disse.

 

           A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Erechim Paula da Rosa, realizou uma fala carregada de fatos históricos e avanços de políticas realizadas junto aos idosos. Por fim o gabinete da Primeira Dama prestou uma homenagem ao grupo com a apresentação de fotos que retratavam vários momentos vividos pelo grupo Caixeral ao longo dos quatro meses de programa.

 

           Em seguida a vice-prefeita Ana Oliveira juntamente com as demais autoridades presentes, entregou à presidenta do grupo Caixeral Orentina Morais (dona Tina), o livro de receitas contendo todas as receitas dos participantes do grupo e também o certificado de conclusão do projeto para cada participante.

 

           Antes da degustação dos alimentos feitos pelas participantes do curso, o grupo Caixeral homenageou os representantes do governo com o hino do grupo cantado pelas integrantes.

 

            O Bem Viver tem a duração de quatro meses e é dividido em seis módulos. O primeiro módulo é chamado de A Vida em Movimento, onde a intenção é de trabalhar com musculação e ginástica com acompanhamento por um profissional da área de Educação Física, realizando atividades ao ar livre nas academias instaladas nas praças do município e no centro de lazer ?Viva Melhor?, proporcionando melhor qualidade de vida aos idosos. Este módulo não cessa com o fim do programa no prazo de cinco meses. O segundo módulo é denominado Saúde em Foco, e tem como objetivo um trabalho conjunto entre os profissionais das áreas de enfermagem, psicologia entre outras áreas da saúde, proporcionando dinâmicas de grupos, palestras e conversas sobre os mais variados temas como diabetes, hipertensão, osteoporose e acidentes na terceira idade. O terceiro módulo, nominado de Alimentação Saudável, trata temas como a conservação e a preparação de alimentos. Já o quarto módulo chamado de Odontologia, trata da saúde bucal de forma geral, cuidados e higienização. O quinto módulo leva o nome de Dançar a Vida, e a dança acaba sendo o principal meio de dinamizar e contribuir para uma melhor qualidade de vida dos integrantes do programa. O módulo seis é chamado de Curtindo a Vida, nele os participantes tem um momento de reflexão através de dinâmicas e atividades motivacionais juntamente com uma confraternização organizada pela equipe de trabalho.