Prefeitura Municipal de Erechim - Técnicas do FNDE capacitam profissionais da educação na região
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6323/tcnicas-do-fnde-capacitam-profissionais-da-educao-na-regio

06/06/2012

Técnicas do FNDE capacitam profissionais da educação na região

Técnicas do FNDE capacitam profissionais da educação na região

Técnicas do FNDE capacitam profissionais da educação na região
Técnicas do FNDE capacitam profissionais da educação na região

 

Programa Dinheiro Direto na Escola foi debatido em evento organizado pelas secretarias municipais de Educação de Erechim e Barão de Cotegipe

 

           Aconteceu na última sexta-feira (01-06), a capacitação técnica do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, recurso este repassado através do Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação. O evento foi na Câmara Municipal de Vereadores de Erechim e contou com a presença de todas as equipes diretivas das escolas públicas do sistema municipal de Ensino, representantes de Círculo de Pais e Mestres, professores comunitários e outros representantes de escolas e secretarias de Educação dos municípios de Tapes, Severiano de Almeida, Itatiba do Sul, Viadutos, Ipiranga do Sul, Sertão, Gaurama, Getúlio Vargas, Jacutinga, Campinas do Sul, São Valentim, Paulo Bento, Aratiba, Ponte Preta, Erebango, Carlos Gomes, Viadutos, Quatro Irmãos, Charrua, Barra do Rio Azul, Mariano Moro, Benjamin Constant do Sul, Erval Grande, Floriano Peixoto, Três Arroios, Entre Rios do Sul e Áurea, num total de 128 participantes.

 

           O Programa Dinheiro Direto na Escola tem como objetivo reforçar a autonomia gerencial e participativa de alunos, pais, professores, e demais servidores da educação, incentivando a autogestão escolar e o exercício da cidadania através da participação da comunidade no controle social. Também tem a finalidade de prestar assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos.

 

          Os recursos do PDDE são utilizados para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, bem como para a elevação dos índices de desempenho da educação básica, sendo transferidos de acordo com o número de alunos, e a partir do censo escolar do ano anterior ao do repasse.

 

           A iniciativa da capacitação foi das secretarias municipais de Educação de Erechim e de Barão de Cotegipe que, juntas organizaram a vinda das técnicas do FNDE Marta Xavier e Urânia Ramos. Durante o dia as técnicas falaram sobre a legislação vigente e os procedimentos dos recursos repassados. Nos dias anteriores ao da capacitação, Marta e Urânia acompanhadas de Lisiane Zamboni e Gleice Binotto Mariga realizaram visitas de acompanhamento das prestações de contas do PDDE/2011 nos educandários dos municípios participantes do PDDE.