Prefeitura Municipal de Erechim - Santa Terezinha realiza semana de Doação de Sangue
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6319/santa-terezinha-realiza-semana-de-doao-de-sangue

05/06/2012

Santa Terezinha realiza semana de Doação de Sangue

Santa Terezinha realiza semana de Doação de Sangue

Santa Terezinha realiza semana de Doação de Sangue

 

Evento acontece do dia 4 a 8 de junho e busca mobilizar o maior número de pessoas possível para se tornarem doadores

           No próximo dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, segundo o Ministério da Saúde, a data foi criada para motivar e sensibilizar as pessoas quanto à importância da doação de sangue e ajudar os que precisam de transfusões.

 

           Para aumentar o número de doadores de sangue em Erechim, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, através da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, comemora essa data com uma semana totalmente voltada para a coleta.

 

           O evento acontece do dia 4 a 8 de junho e busca mobilizar o maior número de pessoas possível para se tornarem doadores. A doação pode ser feita no Banco de Sangue que fica situado na rua Emílio Grando, 135, Centro das 8h às 11h e das 13:30h às 17h.

 

           A ação traz como slogan “Doe sangue, Salve Vidas” e lembra que a doação de sangue é um ato de cidadania e um gesto de solidariedade para pacientes que necessitam de transfusão.

 

            O Banco de Sangue atende Erechim e mais 32 municípios da região, para atender toda essa demanda são necessários 360 doadores por mês. Através de campanhas, palestras e muita divulgação chegam-se em torno de 300 a 320 doadores.

 

            Segundo a enfermeira do Banco de Sangue Danúbia Barela de Abreu, muitas pessoas não doam por mito “as pessoas acham que quando doam uma vez tem que doar sempre e isso não é verdade porque tu podes doar uma vez na tua vida e nunca mais doar. Mas quando o doador vem aqui estimulamos ele na doação para que ele volte, pois o homem pode doar 4 vezes ao ano e a mulher 3. E tendo doadores assíduos nós temos para quem ligar na hora da emergência”.

 

           Na doação não há risco de contaminação as bolsas são únicas para cada doador, a agulha depois de utilizada é jogada fora. O procedimento é feito no Banco de Sangue e demora em torno de 50 minutos a pessoa tem que estar bem alimentada e bem de saúde com o documento com foto como identidade, carteira de trabalho, habilitação de motorista etc.

 

           Quando o doador chega ao Banco de Sangue são feitas algumas perguntas, verificam-se os sinais vitais e se faz o teste de hematócrito (teste para verificar se o doador tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos para doação). Depois se preenche o cadastro e logo após é feita coleta de sangue, uma amostra deste sangue vai para Porto Alegre onde são feitos todos os exames, depois o resultado volta aqui para o Banco de Sangue. Se o resultado for negativo este sangue vai para doação se der positivo o exame vai ser refeito e ser der positivo novamente então encaminhamos para a Unidade Básica de Saúde que essa pessoa frequenta, para ele ter o atendimento e tratamento possível.

 

            A enfermeira Danúbia ainda ressalta que “precisamos de um bom estoque, pois semana que vem estaremos de mudança e ficaremos fechados por uma semana. Nós vamos sair de um lugar bom para ir para um lugar melhor. O novo endereço do Banco de Sangue será rua Jb Cabral, 443, sala1.