Prefeitura Municipal de Erechim - Município ganha reforço importante no serviço de urgência
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6276/municpio-ganha-reforo-importante-no-servio-de-urgncia

18/05/2012

Município ganha reforço importante no serviço de urgência

Município ganha reforço importante no serviço de urgência

Município ganha reforço importante no serviço de urgência

 

Ambulância foi entregue ao município e atenderá ocorrências de baixa complexidade, auxiliando a SAMU

 

           Foi entregue de forma oficial, a ambulância que auxiliará no atendimento realizado pela SAMU em atendimentos de baixa complexidade. O governo Polis e Ana, disponibilizou através da secretaria municipal de Saúde o número telefônico 160, que atenderá diretamente as ocorrências cabíveis, ou então auxiliando no repasse da mesma, caso seja de alta complexidade à SAMU.

 

           Tendo em vista o grande número de atendimentos realizados pela SAMU, a secretaria municipal de Saúde, colocará em funcionamento nos próximos dias, um serviço paralelo de atendimento, a ambulância cidadã. Ela atende toda a função de baixa complexidade, atendendo as pessoas que estão em uma situação que não pode ser adiada, o caso é grave, aparecimento rápido, mas não necessariamente imprevisto. Como é o exemplo de uma pessoa que está doente há algum tempo, acamado e precisa de tratamento, nesse instante a chamada pelo número 160 lhe auxiliará através da Ambulância Cidadã. Porém se a pessoa teve algo súbito, uma crise diabética ou um trauma, as ligações deverão ser feitas ao SAMU pelo fone 192.

 

           Esse reforço importante visa melhorar ainda mais o atendimento ao público, segundo a coordenadora da rede de urgência e emergência da secretaria municipal de Saúde Elaine Grando, “a ambulância será um reforço muito importante no atendimento de emergências do município, através da chamada pelo número 160, poderemos conduzir pacientes até o hospital, ou conforme o caso, encaminhar ao SAMU”, explicou.

 

           A doação da ambulância para Erechim, foi por meio de um título de capitalização contemplado ainda no ano de 1997, e que foi concretizada em julho do ano passado. Trata-se de um longo imbróglio judicial envolvendo Paulo Pedro Stefanoski, que à época tinha uma farmácia cujo cliente fora contemplado com uma premiação em dinheiro, dando o direito ao dono da farmácia de fazer a indicação à uma entidade para o repasse de uma moderna ambulância. Stefanoski indicou a ambulância à Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

 

           A empresa que promoveu esse título de capitalização, não cumpriu a entrega da ambulância e passados 14 anos, depois de muitos trâmites judiciais Paulo Pedro Stefanoski entregou de fato a ambulância ao município de Erechim. Após a entrega e a agilização de toda a burocracia, a ambulância teve o layout criado pelo agente de trânsito Fábio Pichler, assim como os uniformes da equipe, que em breve chegarão ao setor para a utilização. A ambulância cidadã como é chamado o veículo, atende pelo número telefônico 160 e servirá como um auxiliar importante no atendimento de ocorrências de baixa complexidade.

 

           “Além de ser um auxílio importante à SAMU, a ambulância cidadã reforçará ainda mais o serviço de atendimento que disponibilizamos à população”, comemorou o prefeito Paulo Polis, que juntamente com a vice-prefeita Ana Oliveira participou da entrega da ambulância já adaptada e devidamente identificada na manhã da última sexta-feira (18).

 

           A Ambulância Cidadã vem agregar serviços dentro da Rede de Urgência do município. Este programa será realizado com servidores públicos municipais e atenderá a população 24 horas por dia. A equipe da Ambulância Cidadã vai ser treinada pelos profissionais do SAMU.