Prefeitura Municipal de Erechim - Rally de Erechim terá projeto de Carbono Zero executado em 2012
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6259/rally-de-erechim-ter-projeto-de-carbono-zero-executado-em-2012

14/05/2012

Rally de Erechim terá projeto de Carbono Zero executado em 2012

Rally de Erechim terá projeto de Carbono Zero executado em 2012

Rally de Erechim terá projeto de Carbono Zero executado em 2012

O Rally Internacional de Erechim, maior evento no rali de velocidade brasileiro, além do mais importante, vai ter uma importante novidade na área ambiental. Trata-se do projeto Carbono Zero, que é a compensação e CO2 emitida pelos veículos durante a corrida.
 

A diretora de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim, Ariane Pasuch Corrêa explica o processo. “É como se você fizesse uma compensação: para cada tonelada de CO2 que seu carro, sua empresa ou suas atividades diárias emitam, você planta árvores num número suficiente para absorvê-los. Neutralizar é, basicamente, plantar árvores. Quando uma árvore cresce, ela absorve o gás carbônico presente na atmosfera pelo processo de fotossíntese. Assim acaba reduzindo a concentração desse gás que contribui para o efeito estufa”, enfatiza Ariane.
 

Segundo ela, será feito o cálculo de todas as emissões de carbono que envolve o Rally de Erechim e todas as suas atividades. E posteriormente serão plantadas mudas de árvores em quantidade suficiente para que ocorra a neutralizarão.
 

Além da organização do Rally, também estarão envolvidos no projeto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente juntamente com acadêmicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs, campus de Erechim) e Universidade Regional Integrada (URI, campus de Erechim). “As mudas plantadas serão de árvores nativas provenientes do Horto de Erechim. A quantidade de mudas dependerá do cálculo que abrange todas as atividades do Rally, que é feito calculando-se as emissões de carbono de cada atividade como deslocamento dos carros nos testes antes e durante as provas e todas ou quaisquer atividades que emitam carbono, como número de pessoas envolvidas desde a organização até o público que assiste e o combustível utilizado. A partir deste resultado pode-se calcular quantas árvores são necessários para compensar estas emissões”, acrescenta Ariane.
 

Para ela, absorver o gás carbono que é emitido na atmosfera diminuindo o aquecimento global e a poluição do ar, contribuindo para a qualidade ambiental do município, é o ponto fundamental deste projeto. O plano e cálculos serão feitos pela Secretaria de Meio Ambiente assim como também a doação das mudas de árvores nativas, além do plantio das mesmas.
 

O Rally de Erechim receberá 73 carros para a disputa das segundas etapas etapas dos campeonatos Sul-americano e Gaúcho além da abertura do Brasileiro de rali de velocidade. A programação começa no dia 16, quarta, e segue até o domingo, 20. A corrida acontece em três dias, sexta, 18, com o super prime noturno, sábado e domingo. Serão 14 especiais (trechos em estradas de terra por a prova passa). Mais informações no site oficial, www.rallyerechim.com.br.