Prefeitura Municipal de Erechim - Apresentado banco de dados sobre a criminalidade e violência
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6198/apresentado-banco-de-dados-sobre-a-criminalidade-e-violncia

18/04/2012

Apresentado banco de dados sobre a criminalidade e violência

Apresentado banco de dados sobre a criminalidade e violência

 

Projeto em parceria entre a Prefeitura e a URI aponta para maior agilidade e cooperação com os órgão de segurança pública do município

 

           Foi apresentado na última quarta-feira (18-04) no salão nobre da Prefeitura, o Banco de Dados Georreferenciado referente à criminalidade e violência de Erechim. O projeto faz parte de uma parceria entre Prefeitura Municipal através da secretaria de Segurança Pública e Proteção Social e URI Campus de Erechim.

 

           A universidade desenvolveu um banco de dados georreferencial que auxiliará no mapeamento da criminalidade e violência ocorrida em Erechim, podendo ser alimentado pela secretaria de Segurança em questão, aproximando e auxiliando ainda mais os órgãos de segurança pública competentes do município.

 

           O estudo bem como o desenvolvimento do banco de dados, teve uma duração de seis meses e foi coordenado pelo professor Vanderlei Decian da URI Campus de Erechim. O trabalho foi resultado de mais uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura tendo um caráter comunitário imprescindível para a formação de uma nova ferramenta de auxílio ao combate da violência e da criminalidade em Erechim.

 

           O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social Décio Vicelli, abriu os trabalhos salientando a importância do projeto apresentado pela URI como sendo, “extremamente esclarecedor, auxiliando as ações de cada instituição de forma pontual, com certeza esse brilhante trabalho colaborará e muito para a nossa cidade. Desde o início da administração Polis e Ana, temos tido o compromisso de auxiliar as forças de segurança pública, e isso está sendo feito a cada nova ação do governo na área, viemos para nos aproximar”, destacou.

 

           Já o Diretor Geral da URI Paulo José Sponchiado, destacou a parceria desenvolvida junto com a prefeitura, e disse que “a universidade é uma entidade comprometida com o município de Erechim”. O prefeito Paulo Polis por sua vez falou sobre “o trabalho coletivo que as forças de segurança pública tem desempenhado em Erechim, isso é exemplar uma vez que ao criarmos a secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, o grande intuito foi de não sobrepor o trabalho de cada órgão, e sim auxiliá-los num modo onde a integração fosse essencial para o desempenho desse importante trabalho que é a nossa segurança, destaco também mais essa grande parceria com a URI, uma universidade que é modelo na construção de ações comunitárias”, disse o prefeito Paulo Polis.

 

           Após a fala do prefeito o professor e coordenador do projeto Vanderlei Decian, apresentou o banco de dados que contou com informações referentes aos meses de Janeiro à Dezembro de 2011, ocorridos no município de Erechim, RS. Os mesmos foram fornecidos à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social pela Brigada Militar. Levou-se em consideração 23 fatos geradores, ou seja, tipos de delitos, divididos em Acidente danos materiais; Ameaça; Artigo 303 CTB (Código de Trânsito Brasileiro) – Lesão corporal culposa; Desacato; Desobediência; Embriagues; Fato atípico; Furto; Lesão corporal; Perturbação; Posse de entorpecentes; Recuperação; Roubos e Vias de fato.