https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6179/polis-cobra-aes-para-diminuir-efeitos-do-racionamento-em-erechim
10/04/2012
Polis cobra ações para diminuir efeitos do racionamento em Erechim
Polis cobra ações para diminuir efeitos do racionamento em Erechim
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, esteve reunido na manhã desta terça-feira (10), em Porto Alegre, com o diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, e o diretor de Operações, Ricardo Rover Machado, para cobrar ações da Corsan no sentido de diminuir os efeitos do racionamento de água na cidade.
Na ocasião, Polis recebeu a informação dos dirigentes da Corsan de que dois novos poços artesianos serão colocados em operação nos próximos dias, juntando-se aos seis que estão em funcionamento, produzindo 2.800 m³ por dia. A captação no Rio do Campo está bombeando 24 horas por dia 90 mil litros por hora, totalizando 2.160 m³ diários.
Quatro caminhões-pipa estão em operação e foram autorizadas as contratações de mais dois equipamentos. Além disso, o diretor de Operações informou ao prefeito que foram deslocadas para a cidade equipes que estão buscando e consertando vazamentos invisíveis, que prejudicam as condições operacionais do sistema de distribuição.
Para garantir o abastecimento de água da cidade nos próximos 30 anos, a Prefeitura de Erechim e a Corsan estão providenciando as obras de transposição do Rio do Cravo no valor de R$ 32,4 milhões. Este é o primeiro de uma série de investimentos que acontecerão em Erechim como cumprimento da execução do Plano de Saneamento Municipal, que totalizam cerca de R$ 260 milhões de recursos vindos através do PAC.
O cumprimento deste plano, formatado em 2009 através da atuação de diversas esferas municipais, é uma exigência do município para a renovação do contrato com a estatal, discutida em audiência pública realizada no dia 26 de abril de 2011, e do qual a obra de transposição é a primeira realização.