Prefeitura Municipal de Erechim - Telecomunicações e energia da região Alto Uruguai em discussão
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6153/telecomunicaes-e-energia-da-regio-alto-uruguai-em-discusso

30/03/2012

Telecomunicações e energia da região Alto Uruguai em discussão

Telecomunicações e energia da região Alto Uruguai em discussão

Seminário e audiência pública promovidos pela Prefeitura de Erechim, em parceria com outras entidades,resultou em pauta de reivindicações para melhoria dos serviços na região.

 

Os serviços de telecomunicações e energia elétrica na região Alto Uruguai foram pautas de seminário e audiência pública realizados nesta sexta-feira (30), durante o período da manhã e da tarde, na Câmara de Vereadores de Erechim. O evento foi uma promoção da Prefeitura de Erechim, através do Procon, em parceria com a AMAU, EMATER Regional, Câmara de Vereadores de Erechim, UFFS, SUTRAF-AU, MAB, MPU e Gabinete do Deputado Altemir Tortelli.

 

Como resultado do debate, uma pauta de reivindicações foi construída buscando qualificar o atendimento nestas duas áreas, tanto em Erechim quanto nos demais municípios da região. Segundo Eliane Tasca, coordenadora do Procon, o seminário sobre telecomunicações e energia, realizado pela parte da manhã, foi fundamental para as entidades visualizarem as condições gerais do serviço disponibilizado na região, procurando as principais deficiências para construírem juntas uma pauta de reivindicações, com apoio do Ministério Público estadual.

 

O seminário trouxe uma compilação de dados dos municípios da região Alto Uruguai, com os quais foi possível perceber quais pontos devem ser melhorados nos serviços prestados”, afirmou Eliane. Destaca que grande parte das cidades ainda possui deficiência no serviço de distribuição de energia e de telecomunicação celular. Segundo Eliane, “a maioria das cidades, ao contrário do que se imagina, ainda apresenta, por exemplo, grande deficiência de sinal telefônico na área urbana, e ainda mais na área rural”.

 

A proposta para qualificação dos serviços, construída de forma coletiva, foi entregue para a promotora de justiça do Ministério Público Estadual, responsável pela vara de defesa do consumidor da Comarca de Erechim, Márcia Regina Nunes Vila Nova, e será encaminhada para discussão junto ao Governo Federal e às empresas. O objetivo é construir um projeto conjunto para melhorar a infraestrutura do serviço nestas duas áreas, integrando cada vez mais a região e proporcionando um serviço que atenda às necessidades tanto do campo quanto da cidade.

 

Presente no evento, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressaltou que a integração dos municípios e das entidades para construir esta pauta de reivindicações é fundamental para o crescimento conjunto da região. “É desta forma que são realizadas as grandes conquistas, com todos se integrando para buscar um objetivo que é de todos: melhorar a infraestrutura da comunicação e da energia elétrica em nossa região, buscando igualdade para homens da cidade e do campo. O desenvolvimento integrado do Alto Uruguai é fundamental para todos nós”, afirma o prefeito.

 

Durante a tarde, a RGE esteve presente para a realização de uma audiência pública com o tema da energia elétrica. Os desdobramentos do encontro serão conhecidos em breve. O Procon informa que, da mesma forma, também deverá acontecer no município uma audiência pública com o tema das telecomunicações, envolvendo as empresas que prestam o serviço para os municípios do Alto Uruguai.