Prefeitura Municipal de Erechim - Reforma paisagística da Praça da Bandeira segue em andamento
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6094/reforma-paisagstica-da-praa-da-bandeira-segue-em-andamento

09/03/2012

Reforma paisagística da Praça da Bandeira segue em andamento

Reforma paisagística da Praça da Bandeira segue em andamento

Reforma paisagística da Praça da Bandeira segue em andamento

A reforma paisagística da Praça da Bandeira, iniciada em fevereiro deste ano, já começa a mostrar resultados. Nos canteiros, a população pode visualizar as plantas que estão sendo plantadas conforme estudo da Secretaria de Meio Ambiente. Na tarde desta sexta-feira (9), as equipes do Programa de Embelezamento dos Espaços Públicos trabalhavam no local.

 

O trabalho consiste na remoção de algumas árvores da espécie “ligustro”, originária da China, por espécies nativas da Região Sul, como a corticeira-da-serra, a guavirova, o açoita-cavalo, a timbaúva, o tarumã, o ipê e a cerejeira.

 

Além da Praça da Bandeira, a reforma paisagística está sendo realizada na Av. Maurício Cardoso e na Praça Boleslau Skorupski. A intenção é reavivar os jardins públicos deteriorados pelo tempo, aliando qualidade de vida aos moradores de Erechim. O objetivo é trazer espaços públicos mais belos e harmoniosos, arborizados e ajardinados.

 

O projeto da Praça da Bandeira inspirou-se em um jardim canadense chamado Butchart Garden, que utiliza muitas cores e grande diversidade de plantas, porém com espécies adaptadas à nossa região. Será feito um trabalho de cores, permitindo aos usuários diversas sensações, como por exemplo um jardim usando cores que acalmam (verde, azul, violeta, rosa) e cores que “aquecem” (vermelho, amarelo, laranja). Este jardim possuirá cerca de 30 espécies vegetais. Serão introduzidas plantas medicinais, como a calêndula, e aromáticas, como o osmarim e a falsa-hortelã, bem como o plantio de árvores nativas, frutíferas e ameaçadas de extinção, como a corticeira-da -serra, grápia, cabreúva, araucária, cedro, açoita-cavalo, timbaúva, ipê, guavirova, uvaia, guabiju, ariticum. Também haverá iluminação colorida em algumas árvores e no chão.