Prefeitura Municipal de Erechim - Autoridades realizam balanço da Operação Carnaval
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6075/autoridades-realizam-balano-da-operao-carnaval

01/03/2012

Autoridades realizam balanço da Operação Carnaval

Autoridades realizam balanço da Operação Carnaval

Autoridades realizam balanço da Operação Carnaval

 

Setores da segurança pública apresentaram números gerais da operação realizada durante o carnaval. Determinação da Justiça foi devidamente cumprida

 

          Aconteceu na última quarta-feira (29) junto a secretaria municipal de Segurança Pública e Proteção Social, uma reunião envolvendo todos os órgãos de segurança que participaram da chamada “operação carnaval”, durante o período festivo.

 

           Na ocasião foi realizado um balanço sobre a ação conjunta que envolveu diferentes órgãos de segurança pública como a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Pelotão Ambiental; juntamente com setores da prefeitura municipal como a secretaria municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Diretoria de Trânsito, secretaria municipal de Meio Ambiente, secretaria municipal da Fazenda, secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, secretaria municipal de Obras Públicas e Habitação e secretaria municipal de Cultura Esporte e Turismo.

 

           O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social Décio Vicelli, destacou o empenho da força-tarefa realizada no carnaval, “realizamos um trabalho muito positivo, mostrando mais uma vez que a competência de nossas ações, todos estão de parabéns quanto a ´operação carnaval´, não apenas cumprimos a portaria do Juizado da Infância e Juventude, como estabelecemos um carnaval tranquilo”, destacou o secretário.

 

           Ao todo foram realizados nove Termos Cinrcunstanciados, uma prisão por desacato e desobediência, encaminhamento de quatro menores ao Conselho Tutelar para que fossem encaminhados aos pais, por não estarem acompanhados por responsáveis nos QG´s. Foi realizado também um grande trabalho de conscientização e orientação em todos os blocos de carnaval, onde eram realizadas as festas. Decibelímetros foram usados para realizar a medição do volume do som nos QG´s, assim como bafômetros e averiguações de menores consumindo bebida alcoólica.

 

           Diz a portaria emitida pelo Juizado da Infância e Juventude-Comarca de Erechim, sobre a fiscalização da regulamentação: “(...)sobre a proibição do acesso de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, desacompanhados de seu responsável legal, parente ou acompanhante, a bailes e eventos de carnaval ou a “Qgs”, por ocasião das festividades de carnaval, sem prejuízo de eventual proibição total de acesso ou permanência em tais locais, em razão de circunstâncias específicas/peculiares que vierem a ser apuradas, requisitando que fiscalizem o fiel cumprimento das determinações respectivas em cada um dos estabelecimentos sediados nesse Município, devendo ser comunicada qualquer intercorrência ao Ministério Público. Outrossim, solicito que seja prestado auxílio ao corpo de Bombeiros na realização de vistoria nos estabelecimentos referidos na Portaria, a fim de verificar as condições de segurança (incluindo a capacidade de público) higiene e salubridade nos locais onde se realizarão as festividades de carnaval”.