Prefeitura Municipal de Erechim - Governo de Erechim amplia educação em tempo integral
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6065/governo-de-erechim-amplia-educao-em-tempo-integral

27/02/2012

Governo de Erechim amplia educação em tempo integral

Governo de Erechim amplia educação em tempo integral

Três escolas retornam às aulas nesta segunda-feira (27) ofertando a cerca de 940 alunos educação integral em tempo integral. Inauguração da educação em tempo integral na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei mobilizou comunidade escolar.
 

A segunda-feira (27) foi de retorno às aulas nas escolas da rede municipal de educação. Para cerca de 940 alunos, porém, o dia representou mais do que isso: com a ampliação das atividades de educação integral em tempo integral no município, estes jovens terão a oportunidade de usufruir as ferramentas de educação das escolas do município durante dois turnos por dia, compartilhando com seus educadores momentos de aprendizado em sala de aula e em oficinas extra-curriculares
.

Segundo dados do Governo de Erechim, fornecidos pela Secretaria de Educação, fazem parte da educação integral em turno integral 550 alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei; 140 na Escola Municipal de Educação Infantil Estevam Carraro; e 250 alunos na Escola Municipal de Educação Infantil Lucas Vezzaro, número que inclui os alunos de seu anexo, a Escola Campos Salles.
 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que o investimento na educação em tempo integral é mais uma conquista neste momento importante para a educação do município. “O grande valor de Erechim é seu capital humano. De nada adiantaria os investimentos nas demais áreas sem o investimento em uma educação cada vez mais qualificada. De nada adiantaria trazermos para o município uma Universidade Federal, um Instituto Federal, se não prepararmos nossos alunos desde as séries iniciais. Quando assumimos a Prefeitura Municipal, nos comprometemos a pensar a educação da creche à universidade, e é por isso que iniciamos este ano letivo com grandes novidades como o novo plano de carreira dos professores das escolas da rede municipal, e também com a ampliação da educação integral no município. Isso é muito mais do que discurso: é prática. É pensar na vida e no futuro de nossa gente, de nossas crianças e de nossa cidade”, disse o prefeito.
 

Estas foram palavras de Polis durante o evento realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, no Bairro Progresso, na manhã desta segunda-feira (27), que marcou a comemoração da comunidade escolar pela implantação da educação em tempo integral na escola. Equipe diretiva, pais, alunos e autoridades municipais reuniram-se para participarem deste momento especial. Com o ginásio de esportes da escola tomado de crianças e adultos, a emoção não pôde ser contida. Em clima de muita alegria, a diretora da instituição, Anna Mikulski, agradeceu ao prefeito Paulo Polis, à vice-prefeita Ana Oliveira e ao Secretário de Educação, Anacleto Zanella, por este grande momento oportunizado à escola. “Nossa missão aqui é significativa: a de prepararmos estes jovens para a vida. É necessário agradecer a toda a comunidade escolar, dos pais aos funcionários da escola, bem como ao Governo Municipal, por aceitarem o desafio de implantarmos a educação em tempo integral na escola. Temos certeza de que isso trará muitos resultados e influenciará na vida desses alunos”, afirmou ela.
 

Além das aulas tradicionais, os estudantes da escola passarão a ter diversas outras atividades como informática, música, canto coral, leitura, desenho, fotografia, jornal escolar, rádio escolar, atletismo, basquete, futsal, karatê, xadrez, banda fanfarra e reforço nas disciplinas de português, ciências e matemática. Para o secretário de Educação, Anacleto Zanella, este modelo de educação integral em tempo integral é uma necessidade dos novos tempos da educação. “Estamos convencidos de que 4 horas por dia é muito pouco para a educação. É necessário que ela se desenvolva em tempo integral e que se estenda para além das disciplinas básicas do currículo escolar, integrando os alunos em diversas atividades importantes para seu desenvolvimento. Por isso, este é um dia muito simbólico para a educação de Erechim”, ressaltou ele.
 

Presente no evento, o reitor da Universidade Federal Fronteira Sul, Jaime Giolo, reforçou que “esta é uma experiência importante para a educação de Erechim, que tem se caracterizado como um município que respeita e valoriza a educação. Hoje, temos aí uma universidade pública à disposição de todos, e para que estes alunos possam chegar até ela preparados é necessário que as suas bases escolares sejam trabalhadas com solidez. O município de Erechim está de parabéns por aceitar este desafio”.
 

Após o evento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, o prefeito Paulo Polis, acompanhado da vice-prefeita e do Secretário de Educação, visitou também as outras duas escolas de educação infantil que realizam atividades em tempo integral. Nos locais, conversou com diretoras, professoras e pais, que conduziam seus filhos para os primeiros dias de aula em 2012, desejando a todos um bom ano letivo.