Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura pede economia de água para população
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6029/prefeitura-pede-economia-de-gua-para-populao

10/02/2012

Prefeitura pede economia de água para população

Prefeitura pede economia de água para população

 

Nível da Barragem da Corsan é preocupante. Governo Municipal alerta que neste momento a economia é fundamental para não haver racionamento

 

             Preocupado com o quadro que se instalou em Erechim nos últimos meses, a administração municipal faz um alerta para a população. A economia de água neste momento é fundamental para que não haja racionamento nos próximos dias. O uso da água, que deve ser feito sempre de forma racional e responsável, hoje também precisa ser com economia.

 

           O nível da barragem da Corsan está 60 cm abaixo do normal. Seis centímetros baixam a cada dia. Isso é o que revela o gerente da Corsan de Erechim, Rodimar Passaglia. Conforme ele a eminência de um racionamento está muito próxima. Dos três rios que abastecem Erechim, um deles já secou quase que completamente. É no Rio do Campo a situação mais crítica. No entanto, os outros dois, Rio Tigre e Leãozinho, diminuem seu nível a cada dia que passa.

 

           “Não há previsão de chuva forte para os próximos dias e o consumo da população não tem diminuído. Somado a isso, em dias muito quentes a evaporação da água é bem maior, chegando quase a 1 cm por dia”, explica Passaglia.

 

           As obras para a transposição do Rio Cravo, que vai abastecer Erechim em casos de racionamento está no início. Os materiais já foram todos adquiridos restando agora o resultado da licitação de apontará a empresa que executará a obra. Diante disso, o governo municipal salienta que o cuidado neste momento precisa ser redobrado.

 

Dicas para economizar água:

 

- Evite banhos demorados, menos que dez minutos de banho são o suficitente. Dez minutos de chuveiro ligado são 270 litros de água consumidos. Uma dica é fechar a torneira enquanto se ensaboa;

- Ao escovar os dentes, fazer barba ou utilizar a pia do banheiro em geral, feche a torneira quando não for necessário. Uma torneira aberta por 1 minuto pode consumir até 2,5 litros de água;

- Dê uma limpada nos restos de comida antes de lavar a louça. Depois ensaboe toda louça e enxágüe de uma só vez;

- Não lave calçada com a mangueira ligada, dê preferência ao uso de baldes quando for necessário. Na maioria das vezes não é necessário lavar a calçada, apenas uma varrida resolve.

- Use a lavadora de roupas somente quando houver roupa suficiente para utilizar a capacidade máxima da máquina. Algumas máquinas oferecem a opção "meia-carga", que deve ser usada quando não houver roupas suficiente.

- Vazamentos são um dos grandes vilões no desperdício de água. Verifique todas as torneiras para ver se não há pingamentos ou se a torneira está mal fechada.