Prefeitura Municipal de Erechim - Reforma paisagística da Praça da Bandeira inicia na próxima semana
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6026/reforma-paisagstica-da-praa-da-bandeira-inicia-na-prxima-semana

09/02/2012

Reforma paisagística da Praça da Bandeira inicia na próxima semana

Reforma paisagística da Praça da Bandeira inicia na próxima semana

 

Árvores da espécie ligustro serão substituídas por árvores nativas

 

             A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente inicia na próxima semana a reforma paisagística da Praça da Bandeira. O trabalho consiste na remoção de algumas árvores da espécie “ligustro”, originária da China, por espécies nativas da Região Sul, como a corticeira-da-serra, a guavirova, o açoita-cavalo, a timbaúva, o tarumã, o ipê e a cerejeira.

           Conforme Halina Kluch, servidora da secretaria e responsável pela reforma, as árvores da praça possuem mais de 60 anos de existência, apresentam-se decrépitas, velhas, parasitadas, com sua vida comprometida pelo tempo. Além de não ser nativas do Brasil, essa espécie tem sua função ecológica reduzida, já que seu fruto não serve de alimento para os pássaros e também não é procurada para asilar ninhos, por exemplo.

            A árvore da espécie ligustro foi plantada em abundância na praça na década de 1950, e de acordo com Halina, a monocultura (cultivo de uma única espécie) não é uma alternativa apropriada nem no meio rural nem no meio urbano. “O cultivo de uma única espécie não traz benefícios ao meio ambiente, já que limita a biodiversidade de flora e fauna. O que se procura são cidades mais harmonizadas com o meio ambiente, oportunizando crianças e adultos a conhecer a riqueza da natureza local, e talvez um dia poder sentar-se à sombra de um cedro-rosa ou de um louro-freijó, e comer frutos de uvaia ou sete-capotes, nomes conhecidos apenas em catálogos de móveis ou livros de escola”, observa ela.

            A reforma já iniciou pelos canteiros-satélites e na próxima semana inicia o corte das árvores. Além da Praça da Bandeira, a reforma paisagística está sendo realizada na Av. Maurício Cardoso e na Praça Boleslau Skorupski. A intenção é reavivar os jardins públicos deteriorados pelo tempo, aliando qualidade de vida aos moradores de Erechim. O objetivo é trazer espaços públicos mais belos e harmoniosos, arborizados e ajardinados.

            As obras de reforma fazem parte de um grande programa da SMMA em parceria com todas as Secretarias, chamado Programa de Embelezamento dos Espaços Públicos.

 

Saiba como ficará a Praça da Bandeira

               O projeto da Praça da Bandeira inspirou-se em um jardim canadense chamado BUTCHART GARDEN, que utiliza muitas cores e grande diversidade de plantas, porém com espécies adaptadas à nossa região. Será feito um trabalho de cores, permitindo aos usuários diversas sensações, como por exemplo um jardim usando cores que acalmam (verde, azul, violeta, rosa) e cores que “aquecem” (vermelho, amarelo, laranja). Este jardim possuirá cerca de 30 espécies vegetais. Serão introduzidas plantas medicinais, como a calêndula, e aromáticas, como o osmarim e a falsa-hortelã, bem como o plantio de árvores nativas, frutíferas e ameaçadas de extinção, como a corticeira-da -serra, grápia, cabreúva, araucária, cedro, açoita-cavalo, timbaúva, ipê, guavirova, uvaia, guabiju, ariticum. Também haverá iluminação colorida em algumas árvores e no chão.