Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Municipal encaminha construção da UPA
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6012/governo-municipal-encaminha-construo-da-upa

03/02/2012

Governo Municipal encaminha construção da UPA

Governo Municipal encaminha construção da UPA

Governo Municipal encaminha construção da UPA
Governo Municipal encaminha construção da UPA

 

Assinatura de solicitação de despesa para a realização da obra foi assinada pela prefeita em exercício Ana Oliveira. Construção deve iniciar ainda nesse semestre

 

           A tarde da última quinta-feira (2) foi histórica para a saúde pública de Erechim. A prefeita em exercício Ana Oliveira assinou juntamente com secretários municipais e técnicos da área da saúde, a solicitação de despesa para a realização do edital para a construção da Unidade de Pronto Atendimento de Erechim.

 

            Ainda no início do governo Polis, a prefeitura adquiriu uma área de 3.100m² na rua Alemanha com esquina com a rua 20 de Setembro, próximo ao hospital Santa Terezinha num total de R$ 1,24 milhão em investimentos para implantar a UPA. Desde então foi produzido um projeto técnico para as instalações da Unidade de Pronto Atendimento.

 

           O projeto realizado foi aprovado pelo ministério da Saúde e também pelo Núcleo Regional de Vigilância em Saúde. Após as aprovações do projeto pelos órgãos competentes, o governo Polis dá um passo importante no sentido da concretização de um um grande sonho para a área da saúde do município.

 

           A previsão é de que passados os trâmites licitatórios, as obras comecem ainda no primeiro semestre de 2012. Assim que as obras tiverem início, o governo Federal irá aportar cerca de R$ 1,3 milhão para a construção da Unidade de Pronto Atendimento tipo II, que terá capacidade para 300 atendimentos diários de urgência e emergência, agilizando dessa forma o atendimento realizado atualmente no hospital Santa Terezinha.

 

            No projeto da UPA de Erechim é possível constatar uma área construída de 1408,39m² e que proporcionará melhor desempenho do atendimento à situações de emergência de média complexidade, com objetivo de diminuir a demanda das portas de emergência do hospital Santa Terezinha. Funcionando 24 horas por dia em articulação com a SAMU, melhorará consequentemente o acesso às ações de saúde para a população. Contará entre outras importantes estruturas, com vários consultórios médicos, laboratório de análises, sala de gesso, sala de raio-x, e oito leitos de observação.

 

            Para a prefeita em exercício Ana Oliveira, “é um momento ímpar, esse projeto é o resultado de todo o esforço da equipe de governo, que envolveu todas as secretarias. Essa assinatura simboliza o avanço de nossas ideias de melhorar e dar maiores condições aos profissionais da área da saúde, bem como a saúde de nossa comunidade, que terá atenção especial em todo o processo da rede do Sistema Único de Saúde em nosso município”, sublinhou.

 

           Já o secretário municipal de Saúde Plínio Costa Júnior, destacou que “Erechim nunca investiu tanto em saúde como agora, essas parcerias com o governo Federal são extremamente importantes para que consigamos melhorar cada vez mais a qualidade de vida do nosso cidadão”, disse.