Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim com uma nova perspectiva para o Turismo Rural
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5925/erechim-com-uma-nova-perspectiva-para-o-turismo-rural

21/12/2011

Erechim com uma nova perspectiva para o Turismo Rural

Erechim com uma nova perspectiva para o Turismo Rural

Governo Municipal, em parceria com entidades e produtores rurais do município, lança o projeto Erechim Rural, que consolida uma nova visão de trabalho ao potencial turístico e de produção do interior do município.

 

O Salão Nobre da Prefeitura de Erechim foi palco nesta quarta-feira (21) do lançamento de mais um importante projeto desenvolvido pelo Governo Municipal, em parceria com Emater-Ascar, Sutraf-AU e produtores rurais do município. É através do Erechim Rural, que integra produtores das rotas turísticas do Vale dos Parreirais e do Vale Dourado, que o município implementa um novo olhar ao turismo rural local, consolidando assim um trabalho de incentivo e capacitação que vem sendo realizado desde 2009 junto aos produtores rurais e às agroindústrias de Erechim.
 

Através deste projeto, o Governo de Erechim tem em vista dinamizar, fortalecer e promover o turismo rural de Erechim, buscando também aprimorar o atendimento das agroindústrias e dos produtores rurais aos turistas que frequentam as belas paisagens do interior do município. Representantes de 30 propriedades rurais e agroindústrias de Erechim, que estão na rota programada para as atividades do projeto, foram certificados como participantes oficiais, e serão beneficiados com cursos de capacitação, instalação de sinalização turística, viagens de estudo para outras regiões do Estado e do país e cuidados para a manutenção da infraestrutura das propriedades.
 

O prefeito municipal, Paulo Polis, salienta que o projeto foi desenvolvido tendo em vista a importância do turismo para o município, e ressalta que esta é uma atividade interligada a todos os demais serviços e setores que compõem a nossa economia, o que demanda uma união de forças de diversos segmentos. Afirma também que “o bom momento de desenvolvimento que vive a cidade de Erechim deve se estender também à área do turismo, e é por isso que temos o dever de integrar os produtores rurais de Erechim e capacitá-los para que possam oferecer seu serviço com disposição e qualidade”.
 

O potencial de Erechim e da região Alto Uruguai também foi ressaltado pelo prefeito. “Às vezes valorizamos mais as belezas naturais e a cultura dos países europeus, para os quais precisamos viajar milhares de quilômetros para visitar, sem nos darmos conta de que temos aqui, próximo de nós, paisagens tão belas e ricas quanto a deles. O interior de Erechim é um verdadeiro espetáculo, e com este trabalho de incentivo e qualificação de nossos produtores rurais temos certeza de que nosso município estará ainda mais fortalecido para atender aos turistas”, complementa.
 

Representando a Emater-Ascar, o técnico Valmir Dartora reforçou que a visão ampla e empírica da atual administração municipal, iniciada ainda em 2009 com a implantação da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, que trabalha diretamente com as atividades do campo, tem tornado possível um grande desenvolvimento da produção rural do município. “O trabalho integrado da Emater-Ascar com a Prefeitura Municipal e a Sutraf-AU tem sido fundamental para o desenvolvimento de projetos essenciais como este, contribuindo decisivamente para a atividade dos produtores rurais de Erechim”, afirma.

 

Desta parceria também surgem outros projetos que prometem promover significativamente a produção local. É o caso da I Feira da Agricultura Familiar, que acontecerá de 20 a 22 de janeiro de 2012, no Parque da Accie, e que foi destacada no ato pelo coordenador da Sutraf-AU, Ari Pertuzatti. “Será o momento de mostrarmos todo o potencial de nossa produção, divulgarmos as riquezas da nossa terra. O município está trilhando o caminho certo para fortalecermos cada vez mais os nossos produtores e mostrarmos todo o nosso potencial turístico”, afirma.

 

As belezas que fazem parte das propriedades que compõem o Erechim Rural poderão ser conhecidas pela população nos passeios turísticos promovidos pela Prefeitura de Erechim, que acontecerão nesta quinta-feira (22) e no próximo dia 29. Interessados em participar podem fazer sua inscrição no Centro de Apoio ao Turista, localizado no Castelinho, ou através do telefone 3522-3822. O passeio partirá do Castelinho, a partir das 18h30min, e percorrerá propriedades do Vale dos Parreirais e do Vale Dourado, transitando pelas belezas naturais de nosso município.