Prefeitura Municipal de Erechim - Governo municipal forma cerca de 200 alunos em noite especial do CEJA
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5923/governo-municipal-forma-cerca-de-200-alunos-em-noite-especial-do-ceja

20/12/2011

Governo municipal forma cerca de 200 alunos em noite especial do CEJA

Governo municipal forma cerca de 200 alunos em noite especial do CEJA

 

Centro Cultural 25 de Julho ficou completamente lotado. Alunos concluem importante etapa de estudos. Prefeito Paulo Polis destaca que “o aprendizado e os estudos devem continuar presentes e ativos na vida de cada formando”

 

           Que o Centro Cultural 25 de julho reúne sempre um grande público de um tempo para cá, todos sabem. Que o acesso à cultura é uma das marcas do governo de Oportunidades, todos também podem constatar. E como todo evento de grande relevância cultural, é constantemente realizado no Centro Cultural 25 de Julho, a noite da última segunda-feira (20) não foi diferente para os 194 formandos do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos de Erechim (CEJA).

 

           Em uma grandiosa apresentação, os alunos foram recepcionados e homenageados pela professora de música do Belas Artes Heliete Barcellos, que apresentou um número aos presentes. Após a homenagem, os formandos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, Sindicato da Alimentação e Sindicato dos Metalúrgicos foram chamados para receberem das mãos do prefeito Paulo Polis, do secretário municipal de Educação Anacleto Zanella e dos respectivos professores paraninfos, o diploma de conclusão do ensino Fundamental.

 

           Depois de muita comemoração os pronunciamentos tiveram início com o Diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus de Erechim Sérgio Wesner Viana, que destacou “a persistência desses jovens em concluírem seus estudos de forma exemplar”. Em seguida foi a vez do secretário municipal de Educação Anacleto Zanella realizar o seu pronunciamento. “Quero agradecer a toda equipe do CEJA, professores e funcionários que fazem realmente um trabalho exemplar, tanto que já fomos reconhecidos nacionalmente por esse projeto que veio para ficar, quero deixar a todos meus mais sinceros votos de alegria e um grandioso natal com muito amor, saúde e conhecimento, esse o maior presente que podemos ter”, disse.

 

           Já o prefeito Paulo Polis destacou o momento ímpar que a cidade está passando na educação, “temos pensado a educação como meio fundamental para que Erechim se torne cada vez mais desenvolvido, estamos mostrando para a nossa comunidade que o trabalho em forma de parcerias, como é o exemplo do Instituto Federal ou da Universidade Federal, veio para ficar. Sozinhos não conseguimos nada, e nosso governo trabalha a questão do acesso a educação constantemente, nada como disponibilizar conhecimento a quem quer buscá-lo, falei aos formando para que não parem por ai, eles tem agora pela frente um ensino médio, um curso técnico e uma faculdade a fazer. É gratificante sabermos que nosso governo tem na construção coletiva uma participação direta nessas oportunidades, faz com que eu tenha um orgulho danado, parabéns a todos vocês e que tenham um Natal abençoado junto às suas famílias e às pessoas que tanto gostam”, salientou o prefeito.

 

           Em seguida a equipe diretiva do CEJA através de sua diretora Rute Imlau, entregou um presente como forma de reconhecimento ao prefeito Paulo Polis e ao secretário Anacleto Zanella, pelos projetos implantados na educação do município.

 

                                                                                        CEJA

           O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos foi criado ainda no primeiro ano do governo Polis, em 2009 e em março de 2010 começaram a funcionar as primeiras turmas de Ensino Fundamental na modalidade de EJA, com o objetivo de orientar e subsidiar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) do município de Erechim.

 

           O CEJA Erechim implementou a Educação de Jovens e Adultos no Município de Erechim, tendo como finalidade a oferta de escolarização aos jovens e adultos que não tiveram acesso na idade considerada própria e que pretendem dar continuidade a seus estudos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, bem como a articulação da formação para o mundo do trabalho, a organização social coletiva e a cidadania, problematizando a vida concreta, estabelecendo relações entre a sala de aula e a experiência de vida diária, visando um trabalho articulado entre as áreas do conhecimento.

 

           Pensando também na qualificação profissional dos estudantes envolvidos, o CEJA Erechim, além de ofertar a Educação de Jovens e Adultos, busca parcerias com outras instituições públicas ou privadas, com as demais Secretarias Municipais, com empresas da cidade de Erechim, com Sindicatos e Organizações Não Governamentais, entre outras instituições, contemplando o total de carga horária estabelecida na legislação vigente nos níveis de Ensino Fundamental.

 

O Reconhecimento

           Este trabalho foi reconhecido no ano de 2010, quando o CEJA Erechim foi premiado com a Medalha Paulo Freire, ficando entre as cinco melhores experiências do país. Dentre os premiados, foi o único município dos três estados do sul a receber a distinção. A Medalha Paulo Freire foi criada com o objetivo de identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovem políticas, programas e projetos, cujas contribuições e experiências sejam relevantes para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil.