Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Municipal realiza palestra sobre HIV/AIDS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5834/governo-municipal-realiza-palestra-sobre-hivaids

21/11/2011

Governo Municipal realiza palestra sobre HIV/AIDS

Governo Municipal realiza palestra sobre HIV/AIDS

Governo Municipal realiza palestra sobre HIV/AIDS
Governo Municipal realiza palestra sobre HIV/AIDS

 

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Saúde e setor de Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS, realizou na tarde desta segunda-feira (21) a palestra “Conversando Sobre HIV/AIDS”, no Centro Cultural 25 de Julho. A palestra foi ministrada pelo médico Vanderlei Madalozzo e contou com informações e debates, onde o público pode tirar suas dúvidas sobre a doença.

 

A vice-prefeita Ana Oliveira, que prestigiou o evento, parabenizou a organização e destacou que “a questão da saúde pública deve ser prioridade em todos os governos. E, neste sentido, é preciso trabalhar na prevenção, pois este é o caminho para a conscientização da população”.

 

O palestrante Vanderlei Madalozzo falou sobre a importância da campanha. “O nosso município tem uma rede de saúde bem qualificada, e através de campanhas e conscientização estamos conseguindo o diagnóstico bem cedo, e isso faz com que as chances de tratamento para os pacientes sejam melhores”.

 

A luta para coibir a transmissão das DST/AIDS é continua, mas no próximo dia 1º, o mundo se volta especialmente à questão em virtude do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, por isso o Governo de Erechim vem realizando atividades alusivas à data, nesta edição, a cidade adere à campanha com o slogan “Abra Seu Coração Para a Prevenção: Use Camisinha”.

 

Com essa proposta, busca orientar e sensibilizar a população em geral sobre as formas de transmissão das DSTs, e em especial à AIDS, incentivando também a realização do diagnóstico precoce para HIV, o vírus da AIDS. A proposta envolve a descentralização das ações preventivas, buscando para isso a aliança com multiplicadores voluntários, que possam levar estas informações a seus bairros, empresas e círculos de amigos.

 

No dia oficial da luta contra a AIDS, 1º de dezembro, ações integradas serão realizadas em diversos pontos da cidade e também nas escolas municipais, com entrega de kits de materiais informativos e preservativos. Do dia 28 de novembro a 02 de dezembro, também será feita gratuitamente a coleta de exames anti-HIV nas UBSs e na sede do Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS, localizada na Rua Valentim Zambonato, 515, em frente ao Mercado Popular. O horário para a realização do exame é das 7h30min às 8h30min, com um horário alternativo, das 18h às 20h, apenas na UBS Centro. O exame estará disponível para todos que desejarem realizá-lo, e deve ser feito em jejum ou, no máximo, pausa alimentar de quatro horas.