Prefeitura Municipal de Erechim - Prevenção é foco da campanha pelo Dia da Luta Contra a AIDS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5830/preveno--foco-da-campanha-pelo-dia-da-luta-contra-a-aids

18/11/2011

Prevenção é foco da campanha pelo Dia da Luta Contra a AIDS

Prevenção é foco da campanha pelo Dia da Luta Contra a AIDS

Prevenção é foco da campanha pelo Dia da Luta Contra a AIDS

Governo de Erechim organiza palestras e ações integradas para distribuição de materiais informativos e preservativos para a população

 

A luta para coibir a transmissão das DST/AIDS é contínua, mas, no próximo dia 1º,o mundo se volta especialmente à questão em virtude do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Fortalecendo o trabalho de prevenção a esta e outras doenças sexualmente transmissíveis, o Governo de Erechim já vem realizando atividades alusivas à data, buscando parceiros para divulgação de informações e chamando a atenção da população para debater e refletir sobre o tema.
 

Nesta edição, o Governo Municipal adere à campanha com o slogan “Abra Seu Coração Para a Prevenção: Use Camisinha”. Com essa proposta, busca orientar e sensibilizar a população em geral sobre as formas de transmissão das DSTs, e em especial à AIDS, incentivando também a realização do diagnóstico precoce para HIV, o vírus da AIDS. A proposta envolve a descentralização das ações preventivas, buscando para isso a aliança com multiplicadores voluntários, que possam levar estas informações a seus bairros, empresas e círculos de amigos.
 

Antes da ação do dia 1º, a organização da campanha, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, através do setor de Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS, promove um momento elucidativo e de discussão sobre o tema do HIV/AIDS. O evento acontece no Centro Cultural 25 de Julho na próxima segunda-feira (21), a partir das 14h. O médico Vanderlei Madalozzo, na oportunidade, ministrará a palestra “Conversando Sobre HIV/AIDS”, com informações e debates sobre o tema, para que o público possa tirar suas dúvidas sobre tudo que envolve a doença.
 

Já no dia oficial da luta contra a AIDS, 1º de dezembro, ações integradas serão realizadas em diversos pontos da cidade e também nas escolas municipais, com entrega de kits de materiais informativos e preservativos. Do dia 28 de novembro a 02 de dezembro, também será feita gratuitamente a coleta de exames anti-HIV nas UBSs e na sede do Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS, localizada na Rua Valentim Zambonato, 515, em frente ao Mercado Popular. O horário para a realização do exame é das 7h30min às 8h30min, com um horário alternativo, das 18h às 20h, apenas na UBS Centro. O exame estará disponível para todos que desejarem realizá-lo, e deve ser feito em jejum ou, no máximo, pausa alimentar de quatro horas.

 
Para fortalecer a corrente de informações e a luta pela prevenção à doença, na tarde de quinta-feira (17) os parceiros já confirmados para a divulgação da campanha encontraram-se na sede da Secretaria Municipal da Saúde para uma conversa com o médico Vanderlei Madalozzo, que apresentou dados sobre DST/AIDS no município e explicou as formas de contágio e também as maneiras corretas de prevenção. Atualmente, em Erechim, estão registrados 233 pacientes de HIV/AIDS. A incidência de casos de soropositivos na população está em torno de 55,37% em mulheres e 44,63% em homens. A faixa etária mais atingida é de 30 a 40 anos, porém houve crescimento significativo nos casos da doença na terceira idade.