Prefeitura Municipal de Erechim - Governo municipal convida para festa do Orçamento Participativo com mais de cem motivos para comemorar
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5785/governo-municipal-convida-para-festa-do-oramento-participativo-com-mais-de-cem-motivos-para-comemorar

01/11/2011

Governo municipal convida para festa do Orçamento Participativo com mais de cem motivos para comemorar

Governo municipal convida para festa do Orçamento Participativo com mais de cem motivos para comemorar

Governo municipal convida para festa do Orçamento Participativo com mais de cem motivos para comemorar
Governo municipal convida para festa do Orçamento Participativo com mais de cem motivos para comemorar

 

Mais de 1500 pessoas são esperadas no evento que brindará o sucesso dessa ferramenta democrática implantada pelo governo Polis. Mais de 100 obras decididas e votadas pela população já foram entregues. Investimento até agora aplicado é de R$ 10 milhões

 

           O Orçamento Participativo é definitivamente um centro catalisador, que impulsiona e fortalece a democracia na cidade de Erechim. O governo Polis já em 2009 iniciou um processo de estruturação desse mecanismo que aproxima a população das ações do governo. Desde a sua implantação até agora, mais de 14 mil pessoas participaram das mais de 270 reuniões do OP.

 

           Mais de mil delegados foram eleitos e 110 obras concluídas e entregues pelo governo, em resposta às demandas e prioridades eleitas pelas comunidades. O coordenador do Orçamento Participativo Jorge Psidonik destaca o empenho da equipe do OP, e também da assimilação da comunidade quanto a importância da participação nas assembleias. “É muito interessante analisar a mobilização popular durante todo esse tempo em torno das reuniões do OP, hoje temos um número muito superior de pessoas que participam e que debatem os problemas de cada bairro com autoridade e autonomia, de quem realmente ajuda a construir uma cidade mais plural e democrática”, explicou Psidonik.

 

           Até agora foram realizadas 26 obras de calçamento e pavimentação; construção de três praças, aquisição de seis terrenos, 57 auxílios à obras de infraestrutura para diversas áreas bem como obras junto à associações de moradores e ginásios de esporte na reforma, construção, auxílios para materiais, ampliação e etc; e no meio rural foram realizadas mais de 14 obras de abastecimento de água, canalização, poços artesianos e outras melhorias para as comunidades rurais.

 

           Para comemorar todas essas conquistas coletivas da comunidade, no próximo domingo (6) será realizada uma grande festa que começará às 9h na Associação de Moradores do Bairro Atlântico, com a presença do prefeito Paulo Polis e da vice-prefeita Ana Oliveira, secretários municipais, vereadores, delegados do OP e comunidade em geral. Na parte da manhã acontecerá uma missa seguido da apresentação das finais do torneio de bocha entre as quatro regiões classificadas do OP. Paralelamente a isso iniciarão os jogos de futebol de areia sub 13 e sub 15, será realizado também um jogo de futebol comemorativo entre delegados do Orçamento Participativo e integrantes do governo municipal, tal partida será transmitida por um sistema de rádio - a Rádio OP -, que terá a cobertura da equipe de esportes da Rádio Difusão. Antes do almoço um vídeo institucional será apresentado, mostrando as principais obras realizadas até agora pelo OP.

 

           Ao meio dia será servido churrasco aos presentes, durante o almoço várias apresentações culturais serão realizadas. Após o almoço será realizado um grande show com a banda nativista Os Monarcas, após ocorrerão as finais do campeonato de futebol sete sub-15. Várias tendas de terapias integrativas e complementares também ocuparão espaço na festa juntamente com várias atrações e muitas surpresas. No fim da tarde serão realizadas as premiações de todos os campeonatos e torneios disputados.

 

           Para o prefeito Paulo Polis, “essa é a grande festa da democracia popular, esperamos a presença de todos que estão ajudando a construir uma cidade melhor, com mais oportunidade, emprego, renda, qualificação profissional, educação, saúde e habitação. Com toda a certeza, estamos escrevendo um importante capítulo na história de Erechim, um capítulo de união cooperação e democracia”, disse.