Prefeitura Municipal de Erechim - Professores satisfeitos com os resultados do curso Pré-ENEM
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5784/professores-satisfeitos-com-os-resultados-do-curso-pr-enem

01/11/2011

Professores satisfeitos com os resultados do curso Pré-ENEM

Professores satisfeitos com os resultados do curso Pré-ENEM

Professores satisfeitos com os resultados do curso Pré-ENEM
Professores satisfeitos com os resultados do curso Pré-ENEM

 

O Prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o Secretário de Educação, Anacleto Zanella, estiveram reunidos na tarde de segunda-feira (31) com as coordenadoras e professoras do curso Pré-ENEM, para falar sobre os resultados do curso. No local, puderam verificar a satisfação das professoras com os resultados atingidos pelo curso. Segundo elas, a maioria dos alunos que já conferiram os gabaritos das provas, que foram realizadas nos dias 22 e 23 de outubro, acertaram mais de 100 questões, comprovando a importância de se realizar esta preparação para as provas.

 

O prefeito Polis falou que “o curso tem objetivo de alcançar alunos que tem motivação para estudar ,mas não tem condições de fazer um curso preparatório. Nada é mais importante para nós do que dar a possibilidade destes alunos poderem ter uma preparação especial para sua luta em busca de vagas nas universidades, e ficamos muito felizes de ver este resultado apresentado por eles”.



                         Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio – Pré-ENEM é uma iniciativa do governo municipal em parceria com a UFFS, IFRS, UEGRS e 15°CRE, e visa oportunizar aos estudantes de escolas públicas que concluíram ou estão concluindo o ensino médio, a possibilidade de preparo para o ingresso ao ensino superior. Os alunos tiveram a oportunidade de, durante quatro meses de curso, reforçarem seus conhecimentos sobre assuntos gerais e básicos para a preparação para as provas do Enem, e também para o vestibular.


                         O curso é pensado como um modelo pedagógico próprio, com o objetivo de criar situações de ensino-aprendizagem adequadas às necessidades educacionais dos estudantes envolvidos na prova fazendo-os disputar a tão sonhada vaga na Universidade em igualdade de condições com os demais candidatos.

 

O secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella, complementa destacando também a “necessidade de um governo como o nosso, que cuida das pessoas, investir em educação como está investindo, da creche à universidade. Isso é compromisso com o nosso futuro”, disse Anacleto

 

Esteve também presente na reunião, entre outros, o aluno Renato Longhi, que está no terceiro ano da Escola Imlau e acertou 122 questões. Renato destacou a importância do curso: “o Pré-ENEM foi uma ótima oportunidade pois eu não teria condições de pagar um curso particular, e o curso me ajudou pois os professores me esclareceram muitas duvidas”, disse ele.

 

O que é o ENEM

                         Criado em 1998, o Exame tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Segundo Nota Técnica, disponibilizada pelo Ministério da Educação referente a 2009, o ENEM é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer à uma bolsa no Programa Universidade para Todos (PROUNI). Além disso, cerca de 500 Universidades em todo o País, já utilizam o resultado do Exame como critério de seleção para o ingresso no Ensino Superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

 

                         No município de Erechim há 10 escolas estaduais de ensino médio, sendo que existem 737 alunos destes educandários cursando o terceiro ano, estando, portanto, aptos a participar do ENEM.

 

                       Neste ano as provas foram nos dias 22 e 23 de outubro, e os gabaritos já foram liberados no site http://www.enem.inep.gov.br.