Prefeitura Municipal de Erechim - Dia D da prevenção contra câncer de mama é no próximo dia 5
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5768/dia-d-da-preveno-contra-cncer-de-mama--no-prximo-dia-5

26/10/2011

Dia D da prevenção contra câncer de mama é no próximo dia 5

Dia D da prevenção contra câncer de mama é no próximo dia 5

Dia D da prevenção contra câncer de mama é no próximo dia 5

 

O Governo de Erechim, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria da Mulher, juntamente com a URI Campus de Erechim, participam do Outubro Rosa desenvolvendo inúmeras ações de conscientização sobre o câncer de mama, com o objetivo de incentivar todas as mulheres a realizar o auto exame da mama e mamografias anuais.

 

Para que todas as mulheres tenham acesso, a Secretaria Municipal de Saúde, além de estar realizando ações em todas as UBS, conta com varias equipes que estão se deslocando para diversas empresas com data pré agendada, onde são realizados exames de preventivo do colo do útero, solicitação de mamografias e coletas de HIV. As empresas que tiverem interesse em realizar os exames para suas funcionárias podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone 3520-7200, com a enfermeira Neusa Ferrari.

 

Pensando em atingir um número maior possível de mulheres, o Governo elegeu o dia D de prevenção para o dia 05 de novembro, sábado, quando todas as UBS estarão abertas das 7h30min as 11h30min, e das 13h as 17h, para coleta de preventivo do colo do útero, solicitação de mamografias e coleta de HIV. O Governo Municipal reforça a importância de todas as mulheres realizarem os exames preventivos.

 

O Câncer de mama é uma doença que tem cura se descoberto logo no inicio, porém muitas mulheres perdem um tempo precioso por medo, receio ou até mesmo vergonha. As formas de diagnosticar precocemente o câncer de mama é o exame clinico das mamas que deve ser feita por um profissional da saúde ou pela própria mulher através do auto exame das mamas, e a mamografia que é indicada para mulheres a partir dos 40 anos e ou mulheres partir dos 35 anos que tenham histórico familiar de pelo menos um parente de primeiro grau como mãe, irmã ou filha, com diagnóstico de câncer de mama, de ovário ou câncer de mama masculino, ou nos casos onde tem alguma alteração.

 

Esta sendo intensificado também além da prevenção ao câncer de mama a prevenção do câncer de colo de útero, conscientizando as mulheres da importância de realizar a coleta do exame de preventivo do colo do útero anualmente para todas as mulheres, principalmente as de 25 a 59 anos.

 

Outra ação que esta sendo desenvolvida juntamente com o Serviço de atendimento especializado em DST/AIDS é a realização de coletas de exames HIV em todas as faixas etárias , para detecção e tratamento precoce dos casos diagnosticados de HIV já que esta aumentando consideravelmente em mulheres. .