Prefeitura Municipal de Erechim - SAMU inicia oficialmente atividades no município de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5711/samu-inicia-oficialmente-atividades-no-municpio-de-erechim

10/10/2011

SAMU inicia oficialmente atividades no município de Erechim

SAMU inicia oficialmente atividades no município de Erechim

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município foi inaugurado oficialmente nesta segunda-feira (10)

 

O Governo de Erechim inaugurou nesta segunda-feira (10) uma nova alternativa para o atendimento de emergências em saúde no município. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul, tem agora o encargo de realizar os atendimentos de urgência e de emergência de Erechim, além de realizar também as transferências de pacientes em estado grave. O atendimento funciona 24 horas por dia, através do número telefônico 192.
 

Para a prestação do serviço, o SAMU conta com uma ambulância equipada para atender todos os enfermos, feridos e parturientes em situação de emergência ou urgência, com acompanhamento de profissionais da saúde que prestarão os socorros necessários até a chegada ao nível hospitalar específico para o tratamento. O serviço já está disponível no município desde o dia 1º deste mês, em caráter de regulação e adequação dos serviços, já realizando atendimentos em diversos locais de Erechim.
 

No evento de inauguração oficial, o prefeito municipal, Paulo Polis, ressaltou que este é um serviço que vem para se somar ao eficaz sistema de saúde erechinense, como uma nova alternativa para a prestação de socorros emergenciais. “É preciso esclarecer que o SAMU não chega para concentrar os serviços de atendimento de urgências, mas sim para agregar ao trabalho já realizado pelo Corpo de Bombeiros, pela Secretaria Municipal e Saúde, pelas UBSs e pelos hospitais de nossa cidade, que compõem uma rede exemplar de atendimento em saúde”, disse Polis.
 

O secretário municipal de Saúde, Plínio Costa Jr., complementou falando da importância e da responsabilidade de se trabalhar com saúde, especialmente nesta área emergencial. “Quando se trabalha com saúde, um minuto pode fazer toda a diferença. Quando se trabalha com saúde emergencial então, um segundo, ou até mesmo um milésimo de segundo, pode ser o tempo necessário para que você aja. É uma grande responsabilidade a destes profissionais, e um trabalho que necessita de atenção para ser executado”, disse Plínio.
 

A coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está a cargo da enfermeira técnica Eclesan Ana Palhão. O evento de lançamento oficial contou com a presença de autoridades e secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Saúde, da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, do Hospital de Caridade, clínicas e demais serviços de saúde no município. A sede da SAMU, local que abrigou o evento, fica próximo à Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Santo Dal Bosco.