Prefeitura Municipal de Erechim - Escolas Municipais recebem mudas de erva-mate e pau-brasil em homenagem ao dia da Árvore
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5670/escolas-municipais-recebem-mudas-de-erva-mate-e-pau-brasil-em-homenagem-ao-dia-da-rvore

23/09/2011

Escolas Municipais recebem mudas de erva-mate e pau-brasil em homenagem ao dia da Árvore

Escolas Municipais recebem mudas de erva-mate e pau-brasil em homenagem ao dia da Árvore

Escolas Municipais recebem mudas de erva-mate e pau-brasil em homenagem ao dia da Árvore

No dia 21 de setembro foi celebrado o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e a preservação das nossas matas. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação e a Associação Indumate propuseram uma parceria para divulgar a história da erva-mate, planta nativa da Região Alto Uruguai. Para o ano de 2011 está previsto o estudo sobre o assunto através de um vídeo, e o plantio de erva-mate e pau-Brasil, nas Escola Municipais com mudas doadas pela referida Associação.
 

Desenvolvendo o projeto, na quarta-feira (21), foi feito o plantio simbólico das mudas na EMEF Jaguaretê. Ressaltou-se, no ato, a importância da conservação do patrimônio natural brasileiro e do plantio de árvores para o equilíbrio ambiental. Na ocasião, o presidente do Sindicato do Mate do Rio Grande do Sul, Alfeu Strapasson, contou um pouco da história da erva-mate e também incentivou os estudantes a plantarem não só na escola as mudas de erva-mate mas também em suas casas,'' Sempre presente no dia-a-dia, o chimarrão constituiu-se a bebida típica do Rio Grande do Sul, e o símbolo da hospitalidade e da amizade do gaúcho'', disse Strapasson.
 

Logo em seguida, o presidente da Indumate, Dalci Michelon, com ajuda dos estudantes fizeram o plantio simbólico de uma muda de erva-mate , ensinando também alguns segredos para garantir o crescimento sadio da árvore. O ato contou com a presença de servidores da SMEd, bem como da direção da escola.