Prefeitura Municipal de Erechim - Juventude mostra sua força na I Conferência Municipal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5663/juventude-mostra-sua-fora-na-i-conferncia-municipal

22/09/2011

Juventude mostra sua força na I Conferência Municipal

Juventude mostra sua força na I Conferência Municipal

 

Cerca de 200 jovens debateram políticas públicas para o segmento, que em Erechim significa mais de ¼ da população

 

           O sindicato da Alimentação abrigou no último sábado (17), a I Conferência Municipal de Juventude. Organizada e promovida pelo governo municipal e sociedade civil, a conferência teve a participação de quase 200 jovens. O prefeito Paulo Polis falou na abertura do evento, e destacou as políticas públicas de juventude, desenvolvidas pelo governo municipal até agora, “fico muito orgulhoso quando chego num evento como esse que mobiliza a nossa juventude para suas necessidades e opiniões, e vejo fixado paineis de ações que nosso governo já desenvolve como o Projovem, pré-Enem, Saber Viver, pró-UCA entre outros, investir e possibilitar o nosso jovem é construir um progresso latente e contínuo em nosso município”, comentou eufórico, o prefeito Polis.

 

           O prefeito ainda destacou políticas de qualificação de mão de obra, como as parcerias realizadas com o Senac e Senai, que até agora já passam de 1500 formandos. O deputado estadual Altemir Tortelli também compareceu ao evento e destacou “a grande força que a juventude represente no país, tanto que atualmente temos uma secretaria nacional de Juventude e um departamento estadual de Juventude”, argumentou.

 

           O vereador Lucas Farina, que representou a Câmara de Vereadores no ato, destacou a participação política do jovem, “conquistar espaços e lutar por políticas públicas é fundamental para a juventude se estabelecer nas decisões da sociedade”, disse.

 

           Após os pronunciamentos foi realizado um painel sobre a conjuntura do jovem no mundo, país, estado e município. Os participantes da Conferência foram divididos em cinco eixos temáticos, onde foram debatidos assuntos como: “Direito ao desenvolvimento integral: educação, trabalho, cultura e comunicação”; “Direito ao território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais”; “Direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre”; “Direito à diversidade e a vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos” e direito à participação.

 

           Segundo dados do último censo do IBGE de 2010, Erechim conta com 25.297 jovens entre 15-29 anos de idade, somando assim mais de ¼ da população local.

 

           As resoluções dos debates foram encaminhadas no final de cada eixo, e um documento oficial foi redigido com demandas, propostas e considerações sobre as políticas públicas de juventude no município e no estado. Propostas como a criação de um Conselho Municipal da Juventude e uma Coordenadoria Municipal de Juventude, foram colocados como prioridades, bem como um percentual de participação de jovens quanto aos delegados do Orçamento Participativo.