Prefeitura Municipal de Erechim - Perfurado poço artesiano para abastecimento da comunidade da Linha 2 Seção Dourado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5601/perfurado-poo-artesiano-para-abastecimento-da-comunidade-da-linha-2-seo-dourado

26/08/2011

Perfurado poço artesiano para abastecimento da comunidade da Linha 2 Seção Dourado

Perfurado poço artesiano para abastecimento da comunidade da Linha 2 Seção Dourado

 Com investimentos realizados em 2011, abastecimento de água no interior de Erechim já abrange mais de 90% das famílias.

              

                  As 13 famílias da comunidade da Linha 2 – Seção Dourado, próxima ao Bairro Demoliner, trabalhavam em suas propriedades rurais quando os caminhões perfuradores adentraram à estrada de cascalho no início da manhã desta sexta-feira (26). O barulho chamou a atenção dos moradores, que foram surpreendidos com uma notícia esperada há mais de uma década: o poço artesiano para abastecer a água das propriedades finalmente deixa de ser um sonho para se tornar realidade.
 

                   O prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Estado, Ivar Pavan, acompanharam, juntamente com equipes do Governo Municipal e Estadual, a perfuração do poço artesiano para o abastecimento da comunidade, que agora fortalece sua infraestrutura para a produção. No local, também assinaram convênio entre município e estado que torna possível a realização desta obra, fundamental para famílias como a de Carlos Zadovinik, que até hoje viviam sem abastecimento de água. "Isso para nós é quase um milagre. Não existem palavras pra dizer o quanto estamos felizes hoje", foram as palavras de Carlos enquanto assistia a perfuração.
 

                  Polis ressalta que “a infraestrutura para o meio rural é essencial para o desenvolvimento de nossa cidade. De nada adianta desenvolvermos Erechim no meio urbano e esquecermos das pessoas que estão no campo, que trabalham para a produção dos nossos alimentos. Foi com o intuito de fortalecer o meio rural que, quando assumimos no governo municipal, tratamos como prioridade a criação de uma secretaria para cuidar especialmente das necessidades do interior”.
 

                  A parceria entre o Governo de Erechim e o Estado também viabilizará a perfuração de outro poço na região nos próximos dias. Será na comunidade de São João da Cascata. O secretário Ivar Pavan afirma que esta parceria com o município integra o programa Irrigando a Agricultura Familiar, recentemente lançado pelo Governo do Estado, que visa fortalecer a estrutura da produção rural gaúcha, especialmente os pequenos agricultores mais necessitados.
 

                 O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, Hermes Kamanski, reforça que o município tem se empenhado para levar água para as famílias necessitadas do interior. Somente em 2011 são R$ 330.900,00 investidos, que beneficiarão aproximadamente 80 famílias em diferentes pontos do interior. Com estes investimentos, explica Hermes, o município totalizará a abrangência de cerca de 95% das famílias do interior de Erechim com abastecimento de água.