Prefeitura Municipal de Erechim - XIV Feira do Livro de Erechim atentará para a leitura e a escrita como formadoras de cidadania
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5567/xiv-feira-do-livro-de-erechim-atentar-para-a-leitura-e-a-escrita-como-formadoras-de-cidadania

16/08/2011

XIV Feira do Livro de Erechim atentará para a leitura e a escrita como formadoras de cidadania

XIV Feira do Livro de Erechim atentará para a leitura e a escrita como formadoras de cidadania

XIV Feira do Livro de Erechim atentará para a leitura e a escrita como formadoras de cidadania
XIV Feira do Livro de Erechim atentará para a leitura e a escrita como formadoras de cidadania

Tema desta edição da Feira do Livro será “Do ato de ler e escrever, à conquista da cidadania”. Evento acontece entre os dias 05 e 08 de outubro na Praça da Bandeira.
 

                     A contagem regressiva para a XIV Feira do Livro de Erechim começou. Faltam menos de dois meses para um dos principais eventos culturais do município, que tem levado anualmente milhares de pessoas à Praça da Bandeira para participarem de diversas atividades artísticas e de uma corrente de apreciação aos livros e à magia da literatura.


                    Nesta edição, que acontecerá entre 05 e 08 de outubro, a Feira nasce com a proposta de incentivar a prática da leitura e da escrita como importantes veículos de construção da cidadania. É o que explica a patrona Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, a idealizadora do tema da Feira, que foi apresentado a diretoras das escolas erechinenses na última sexta-feira (12).


                    “A leitura e a escrita são ferramentas que possibilitam às pessoas se expressarem sobre o mundo e sobre a sociedade em que vivem, defenderem e registrarem suas ideias. Este é o caminho para nos tornarmos, de fato, cidadãos. Precisamos aprender o vocabulário do mundo, e a única forma de fazermos isso é lendo”, disse.


                     A patrona reforça que a ideia do tema é fazer com que as escolas de Erechim discutam com seus alunos a importância da leitura e da prática da escrita para suas vidas, não apenas para as atividades de âmbito escolar. “A leitura é maior nos primeiros anos de ensino. Precisamos fazer com que este hábito seja recorrente em todas as fases da vida escolar, e para a vida toda”, afirma.


                      Elcemina Lúcia destaca também a importância de dar liberdade de escolha aos jovens. “É preciso mostrar para nossos alunos que eles não necessariamente precisam ler aquilo que gostamos. Mais importante do que isso é permitir que eles busquem sua própria identidade com a leitura. Que leiam sem medo, e que não se privem de dizer não a um livro para ler outro que lhes interessa mais”.


                       A escrita também é um ponto essencial, ressalta ela. Cita Clarice Lispector, que diz: “Minha liberdade é a escrita. A palavra é meu domínio sobre o mundo”. A patrona complementa: “Quando escrevemos, quando temos domínio sobre a palavra, conseguimos nos expressar em qualquer situação. Saber colocar ideias no papel é essencial, por isso deve-se praticar a escrita sempre”.


                       A Feira do Livro 2011, além de Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa como patrona, contará também com o escritor Luis Augusto Fischer como escritor homenageado. Ambas as escolhas foram decididas entre a comissão de ex-patronos da Feira do Livro e o Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, que coordena a realização da Feira.