Prefeitura Municipal de Erechim - Dengue foi pauta de reunião com secretários municipais
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/555/dengue-foi-pauta-de-reunio-com-secretrios-municipais

30/04/2007

Dengue foi pauta de reunião com secretários municipais

Dengue foi pauta de reunião com secretários municipais

Dengue foi pauta de reunião com secretários municipais
Dengue foi pauta de reunião com secretários municipais
    O Prefeito Eloi Zanella reuniu novamente na tarde de hoje (30), secretrios municipais, coordenadores e representantes da Vigilncia Sanitria, onde solicitou apoio direto das secretarias no combate a Dengue no municpio. No encontro foram apresentadas as aes colocadas em prtica na ltima semana.
    O grupo foi informado da criao de um QG para atendimento de casos suspeitos de Dengue, junto sala de reunies da Secretaria Municipal de Sade. Para o local foi transferido o Setor de Vigilncia Epidemiolgica, que com o apoio do Dr. Vanderlei Madalozzo, duas enfermeiras e dois tcnicos esto dando suporte na busca ativa de pacientes.
    De acordo com o Coordenador da VISA, Aldo Diligenti, foram treinados funcionrios das secretarias municipais, que iro auxiliar no trabalho dos fiscais ambientais, recolhimento de entulhos e busca em terrenos baldios; capacitados profissionais de sade; e realizadas reunies com a participao do Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Hospital de Caridade, URI Campus de Erechim e UNIMED, onde foi solicitado apoio e trabalho intersetorial. Todas as entidades e instituies se colocaram a disposio, atravs de pessoal, montagem de comits, e como multiplicadores de informaes de preveno e combate a Dengue.
    Alm do remanejo de automveis para realizao do trabalho, foi ativado uma linha de telefone exclusiva para receber denncias de focos de Dengue e/ou entulhos, atravs do nmero 3519-3706. Em carter informativo foram confeccionados 80 mil folders para serem distribudos a populao.
    As equipes do Programa de Sade da Famlia PSF, iniciaram junto s comunidades, mobilizao para mutiro de limpeza nos bairros. Na URI foi criado um comit interno de preveno a Dengue, atingindo todos os alunos.
    Nesta segunda-feira, pela manh, ocorreu treinamento no QG da Secretaria Municipal de Sade, para professores e acadmicos da URI, que iro auxiliar na busca ativa de pacientes; e na UNIMED para profissionais dos Prontos Socorros e Ambulatrio da COTREL.
    De acordo com o Prefeito Eloi Zanella, at agora o municpio tm um caso confirmado da doena, e outros 27 esto sendo investigados. Queremos que todas as secretarias municipais disponibilizem pessoal, material e equipamentos necessrios, no combate aos focos do mosquito. Neste momento a participao de todos muito importante para que juntamente com a equipe da 11 Coordenadoria Regional de Sade e Governo do Estado, consigamos solucionar este problema que preocupa e atinge a comunidade como um todo.
    Num segundo momento o Prefeito Eloi Zanella, esteve reunido com representantes da 11 Coordenadoria Regional de Sade, para um cruzamento dos trabalhos realizados pelo municpio e pelo Governo do Estado. A inteno trabalharmos em conjunto, para que os duas frentes de combate a Dengue saibam como e onde esto atuando, salientou Zanella.