Prefeitura Municipal de Erechim - Semana da Amamentação e do Bebê promove debate sobre importância do aleitamento materno
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5514/semana-da-amamentao-e-do-beb-promove-debate-sobre-importncia-do-aleitamento-materno

02/08/2011

Semana da Amamentação e do Bebê promove debate sobre importância do aleitamento materno

Semana da Amamentação e do Bebê promove debate sobre importância do aleitamento materno

Semana da Amamentação e do Bebê promove debate sobre importância do aleitamento materno
Semana da Amamentação e do Bebê promove debate sobre importância do aleitamento materno

                    A promoção do aleitamento materno deve ser vista como uma ação prioritária para a melhoria da saúde e da qualidade de vida das crianças e de suas famílias. As estratégias de promoção da amamentação devem variar de acordo com a população, sua cultura, seus hábitos, suas crenças, sua posição sócio-econômica, entre outras características. No entanto, de fundamental importância em qualquer estratégia, é a conscientização da importância do aleitamento materno.


                    É com este foco que o Governo de Erechim, através da Secretaria de Saúde e do Gabinete da Primeira Dama, em parceria com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, promove no município a III Semana da Amamentação e V Semana do Bebê, cuja abertura aconteceu nesta terça-feira (2), no Centro Cultural 25 de Julho. A semana se estende até o dia 5, com uma série de atividades que visam promover e construir um debate em torno desta prática tão fundamental. 


                   O secretário de Saúde de Erechim, Plínio Costa Jr., recepcionou a todos em nome do prefeito de Erechim, Paulo Polis, e da vice-prefeita, Ana Oliveira, salientando que “as crianças não podem optar por beber o leite materno, muito embora elas tenham o direito de sobreviver, de crescer sadias física e mentalmente e de ter uma boa qualidade de vida. Por isso elas têm o direito de ser amamentadas”. Para Plínio, “cabe a nós enquanto governo e profissionais de saúde ajudar na luta pelos direitos das crianças”.


                   Representando a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, o diretor administrativo Rafael Ayub ressaltou que a política de trabalho do Hospital é toda ela voltada à proteção da criança, desde o Pré-Natal até o cuidado com a amamentação. “É por isso que, neste ano, tivemos nosso título de Hospital Amigo da Criança renovado pela Unicef, permanecendo com esta marca que está presente nos Hospitais mais bem preparados para atender as gestantes e também seus filhos recém-nascidos”, afirma Sidnei, reforçando também a importância de se manter este diálogo junto à sociedade.


                 No primeiro dia de conferência, diversas palestras trouxeram discussões em torno do tema. Entre as palestras realizadas estiveram:
“Ação de Educar o Rito da Amamentação”, ministrada por Terezinha A; “Primeiros Socorros com Bebês”, com a palestrante Silvia R. Hoffman; “Parentalidade consciente”, com o palestrante Cézar Detoni; e “Mitos e verdades sobre a Nutrição da Mãe”, ministrada por Gabriela P. Zemolin. As atividades desta quarta e quinta-feira acontecem novamente no Centro Cultural 25 de Julho. Na sexta-feira, a programação será direcionada às mães e seus bebês, e serão realizadas no Ginásio São Pedro.

 

Como deve ser o aleitamento materno


                 O aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.


                  Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal, aquela que acontece até o 28º dia de vida nos países em desenvolvimento. No Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

 

Confira a programação dos próximos dias:

 

Dia 3-08-2011 – Quarta-feira
 

8h - “Fale comigo sobre amamentação” - Palestrante: Celina Feijó Kohler

9h30min – Apresentação do material pedagógico para orientações: “Parto Humanizado e Aleitamento Materno” - Palestrante: Jane Guterres

10h15min – Intervalo

10h30min – Como construir um vínculo afetivo entre mãe, bebê e pai com enfoque na haptonomia - “Ciência da afetividade” - Palestrante: Sônia Waltrick Ramos

11h30min – Intervalo para almoço

14h - “Teste da Orelhinha” - Palestrante – Michele Ataide Vares

15h30min – Intervalo

15h45min - “Saúde bucal da gestante e do bebê” - Palestrante: Margarete P. Piccolotto

17h – Encerramento

 

Dia 4-08-2011 – Quinta-feira
 

8h – Estimulação precoce (primeiros passos) – Palestrante: Andressa Almeida

9h30min – Intervalo

9h45min – Complicações na “má pega” e como realizar o esgotamento mamário – Palestrante: Enf. Liliane Isoton

11h – Intervalo para o almoço

14h – Automedicação no pré-natal, puerpério e puericultura – Palestrante: Dr. Marcelo Bacin e Dra. Clarisse M. Taglietti

15h30min – Intervalo

15h45min – Calendário vacinal – Palestrante: Carla M. Guella Strapasson

17h – Encerramento

 

Dia 5-08-2011 – Sexta-feira
 

Direcionado para mães, bebês e crianças até seis anos – Local: Ginásio São Pedro

 

14h – Oficina de Contação de Histórias e Música (bebê lendo)

15h30min – Oficina Semeando Sorrisos (Odontologia SMS Erechim)

16h30min – Coffe Break

17h – Encerramento