Prefeitura Municipal de Erechim - Polis entrega LDO ao Legislativo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5508/polis-entrega-ldo-ao-legislativo

28/07/2011

Polis entrega LDO ao Legislativo

Polis entrega LDO ao Legislativo

Polis entrega LDO ao Legislativo
Polis entrega LDO ao Legislativo

 

Lei de Diretrizes Orçamentárias foi entregue na tarde de quinta-feira (28) à Câmara de Vereadores. Projeto prevê um orçamento de R$ 150 milhões para 2012 e a continuação de melhorias à população

 

     O Projeto de Lei nº 130/2011 sobre as Diretrizes Orçamentárias para 2012 foi entregue pelo prefeito Paulo Polis juntamente com as equipes da secretaria municipal da Fazenda, secretaria municipal de Planejamento e Orçamento Participativo, ao presidente da Câmara de Vereadores de Erechim Marcelo Demoliner, na tarde da última quinta-feira (28).

 

     Na ocasião, Polis destacou a parceria e o respeito democrático entre os poderes Legislativo e Executivo. “Estão aqui as intenções do nosso governo para 2012, vamos continuar oportunizando as pessoas, qualificando e investindo no nosso capital humano, fomentando parcerias para gerar mais emprego e renda à nossa comunidade, todos esses pontos foram reforçados na audiência pública que realizamos”, destacou Polis.

 

     Já o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Demoliner agradeceu o reconhecimento do Executivo pelo trabalho desempenhado no Legislativo, destacado em todos os eventos e realizações do governo municipal, “que esse respeito mútuo seja mantido para o bem da população”, disse o presidente do Legislativo. O projeto será apreciado e discutido pelos vereadores o mais breve possível.

 

     O orçamento previsto para 2012 é de R$ 150 milhões e tem como objetivo estabelecer as diretrizes, metas e prioridades da administração, orientando a elaboração da proposta orçamentária para o próximo exercício, compatibilizando os Programas, as ações de governo e metas estabelecidas no Plano Plurianual com as ações previstas nos orçamentos, possibilitando sua consecução.

 

     Destacam-se investimentos nas áreas de habitação, infraestrutura, educação, segurança, agricultura, saúde, meio ambiente, cidadania e aperfeiçoando ainda mais o Orçamento Participativo, por ser uma ferramenta essencial na viabilização destes projetos escolhidos diretamente pela comunidade através das assembleias.

 

     Esse processo temático proporcionou, por meio dos grupos de trabalho intersecretariais responsáveis pelos diagnósticos e pela proposição das políticas apresentadas à população, uma nova dinâmica de planejamento do poder público, mais próxima e harmoniosa com a realidade e aspirações dos cidadãos. É definido como uma prática governamental de democratização da gestão pública municipal e se consolidou como um dos mais importantes instrumentos da sociedade para a definição de prioridades em obras, serviços e programas para o município.

 

     Erechim vive um novo momento econômico, com grandes investimentos em todos os setores e nessa onda de canalização de recursos no crescimento, o Controle do Fluxo de Caixa e a capacidade de investimentos tornam-se novos mecanismos extremamente importantes para consolidar uma visão futurista de planejamento das ações do setor público, de forma que se possa ter melhor referência para a execução das ações de curto, médio e longo prazo, pertinente a cada área. Melhorando a qualidade com o gasto público de forma consistente com o equilíbrio fiscal para abrir espaço para investimentos e gastos sociais, fazendo frente aos investimentos necessários, dentro do estabelecido no plano de metas, traçado por cada uma das secretarias municipais. A realidade econômica do país, faz com que sejam utilizados procedimentos de controle e acompanhamento de recursos, evitando desta forma os prejuízos causados por possíveis falhas no planejamento financeiro.