Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Bem Viver tem encerramento em alto astral
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5507/programa-bem-viver-tem-encerramento-em-alto-astral

28/07/2011

Programa Bem Viver tem encerramento em alto astral

Programa Bem Viver tem encerramento em alto astral

 

Grupos de idosos Harmonia e Alegria JK encerraram atividades do programa organizado pelo Gabinete da Primeira Dama e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo

 

     O Governo Polis realizou na última terça e quarta-feira (27-28) o encerramento do Programa Bem Viver: “A vida na Melhor Idade” em dois grupos de idosos. Na terça-feira (27), o prefeito Polis juntamente com a equipe do Bem Viver e a primeira-dama Cristiane Polis, visitou o grupo Harmonia que através da sua coordenadora Perciolina Bartemer parabenizou a iniciativa do governo e agradeceu toda a atenção dedicada ao grupo. “Vocês foram espetaculares com o nosso grupo, vamos sentir saudades dessas pessoas maravilhosas que nos auxiliaram e trabalharam com a gente”, disse Bartemer.

 

     Na quarta-feira (28) Polis foi até o grupo Alegria JK, para a grande confraternização de encerramento do Programa Bem Viver. Lá foi a vez da coordenadora do grupo Tere Martins, agradecer pela atenção proporcionada pelo programa, “trabalhar dessa forma realmente é gratificante, agradecemos ao prefeito e as pessoas do programa que foram brilhantes com a gente”, falou a coordenadora do grupo Alegria JK.

 

     O Programa – A Vida na Melhor Idade, é um projeto do Governo Municipal com a coordenação do Gabinete da Primeira Dama e da secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com a secretaria Municipal de Saúde. O principal objetivo é de ofertar à comunidade de idosos, a oportunidade de cuidar da saúde bio-psicossocial, voltados para a área de saúde, educação, cultura, esporte e lazer através da participação em atividades multidisciplinares.

 

     O Bem Viver tem a duração de cinco meses e é dividido em seis módulos. O primeiro módulo é chamado de A Vida em Movimento, onde a intenção é de trabalhar com musculação e ginástica com acompanhamento por um profissional da área de Educação Física, realizando atividades ao ar livre nas academias instaladas nas praças do município e no centro de lazer “Viva Melhor”, proporcionando melhor qualidade de vida aos idosos. Este módulo não cessa com o fim do programa no prazo de cinco meses.

 

     O segundo módulo é denominado Saúde em Foco, e tem como objetivo um trabalho conjunto entre os profissionais das áreas de enfermagem, psicologia entre outras áreas da saúde, proporcionando dinâmicas de grupos, palestras e conversas sobre os mais variados temas como diabetes, hipertensão, osteoporose e acidentes na terceira idade. O terceiro módulo, nominado de Alimentação Saudável, trata temas como a conservação e a preparação de alimentos. Já o quarto módulo chamado de Odontologia, trata da saúde bucal de forma geral, cuidados e higienização. O quinto módulo leva o nome de Dançar a Vida, e a dança acaba sendo o principal meio de dinamizar e contribuir para uma melhor qualidade de vida dos integrantes do programa. O módulo seis é chamado de Curtindo a Vida, nele os participantes tem um momento de reflexão através de dinâmicas e atividades motivacionais juntamente com uma confraternização organizada pela equipe de trabalho.

 

     A coordenadora do programa Bem Viver – A Vida na Melhor Idade, Cátia Krasuski Banaszeski falou aos grupos sobre o andamento e a satisfação do sucesso do programa, “quero agradecer a todos e a todas por participarem e levarem essa parceria com o governo municipal a sério, melhorando a qualidade de vida de todos, integrando comunidades e salientar ainda que graças a esse empenho coletivo, o programa foi tão bem sucedido”, disse.

 

     No início da semana o Governo Municipal enviou à Câmara de Vereadores, um projeto de Lei que autoriza o convênio com a AAIE (Associação de Apoio ao Idoso Erechinense), e que repassa para a mesma, R$ 36 mil que servirão para auxílio no atendimento aos grupos de convivência para idosos associados, aquisição de materiais de consumo e o pagamento de serviço terceirizado. A AAIE atende atualmente 1900 idosos.

 

     O prefeito Paulo Polis falou durante o encerramento do programa Bem Viver nos dois grupos e destacou essa iniciativa do governo, “cuidar das pessoas, gerar oportunidades e incentivar a democracia são marcos da nossa administração, e isso tudo só vale a pena porque temos vocês que ajudaram a construir essa cidade de 93 anos de história, independentemente de ideologias, cores partidárias e qualquer outra diferença, temos que trabalhar para a cidade, para as pessoas, e é isso que estamos fazendo continuamente, valorizar e respeitar os grupos de idosos da nossa cidade é respeitar e valorizar a nossa história”, destacou.