Prefeitura Municipal de Erechim - Governo de Erechim promove I Seminário de Atenção Integral do Adolescente e do Jovem
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5470/governo-de-erechim-promove-i-seminrio-de-ateno-integral-do-adolescente-e-do-jovem

13/07/2011

Governo de Erechim promove I Seminário de Atenção Integral do Adolescente e do Jovem

Governo de Erechim promove I Seminário de Atenção Integral do Adolescente e do Jovem

                    Em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Governo de Erechim promoveu nesta quarta-feira (13) o I Seminário de Atenção Integral do Adolescente e do Jovem, realizado através do Gabinete da Primeira Dama, da Secretaria Municipal de Cidadania e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social.
 


                    O evento, que aconteceu no Salão de Atos da URI – Campus de Erechim, teve por objetivo sensibilizar e mobilizar profissionais das áreas da saúde e da educação para integrar uma discussão a respeito das ações, dos programas e das políticas de governo, buscando construir estratégias intersetoriais que convirjam para a intenção integral à saúde de adolescentes e jovens do município.


                    O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressaltou na oportunidade que um dos mais significativos papeis do gestor público é cuidar das pessoas. “Pensar e debater as políticas que farão parte do trabalho conjunto realizado pelo governo e pelas entidades da área é extremamente importante para a proteção e para o desenvolvimento saudável dos nossos jovens”, afirmou o prefeito.

 
                    Polis complementou dizendo que “temos que unir esforços para reforçar e valorizar o papel de cada uma das esferas que compõem a rede de proteção à criança e ao jovem do município, que contribuem diariamente para fazer de Erechim esta cidade de oportunidades, que possibilita aos jovens apoio qualificado desde sua base escolar até à qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho”.



                   Para a Primeira Dama municipal e coordenadora do evento, Cristiane Zamboni Polis, “mais que um gesto democrático, pensar nos jovens é um ato de cidadania. Desenvolver políticas públicas voltadas à juventude fortalece a luta pela adolescência consciente e pelo desenvolvimento digno de nossos jovens”, afirmou Cristiane, reforçando que “os problemas estão expostos, e precisamos ser o elo rígido para mudar o foco das coisas”.


 

                   Exemplos do resultado do trabalho realizado junto aos jovens do município surgiram durante o próprio seminário. Na abertura, as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil encantaram ao público com a apresentação de algumas músicas. Em seguida, representando as crianças atendidas pelo ProJovem, a adolescente Débora agradeceu a todos pelas oportunidades que têm surgido para ela. “É uma luz que ilumina nossa vida e nos mantém distantes das drogas, da violência e da criminalidade. Quero ser um espelho para o mundo”, disse Débora.

 

                  
                     Neste espírito é que decorreram as discussões durante toda esta quarta-feira, integrando diversos setores da sociedade. Entre as atividades programadas, palestras e mesas de debate levantaram importantes questionamentos sobre temas como: Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e do Jovem, palestra da assistente social Maristela Costa de Oliveira, da Secretaria de Saúde do Estado; Sexualidade e Adolescência, palestra da professora do Curso de Enfermagem da URI – Campus de Erechim, Cibele Sandra Manfredini; Violência Doméstica e Violência Sexual, com a palestrante e delegada da Delegacia da Mulher de Erechim, Diana Casarin Zanatta; Alcool x Adolescentes/Jovens, com o palestrante e promotor da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Erechim, João Fábio Munhoz Manzano. A Primeira Dama de Erechim, Cristiane Zamboni Polis, realizou também a apresentação do programa Bem Viver: A Vida Não Permite Ensaios, promovido pela Prefeitura através de seu gabinete.