Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito garante parceria efetiva no trabalho desenvolvido pela ONG Eloverde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5325/prefeito-garante-parceria-efetiva-no-trabalho-desenvolvido-pela-ong-eloverde

23/05/2011

Prefeito garante parceria efetiva no trabalho desenvolvido pela ONG Eloverde

Prefeito garante parceria efetiva no trabalho desenvolvido pela ONG Eloverde

 

               Os voluntários da Eloverde (Instituto Sócio Ambiental Vida Verde), que realizaram a fase 15 do Projeto de Revitalização dos Rios de Erechim juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente receberam na manhã do último sábado, 21, na propriedade de seu Domingos Bianchi, a visita do prefeito municipal Paulo Alfredo Polis que veio ver de perto a situação em que o Tigre se encontra e para acompanhar o trabalho e a dedicação de homens e mulheres que estão fazendo a sua parte dentro de um projeto que tem a intenção de, não somente limpar os rios Tigre, Suzana e Dourado, mas criar junto as comunidades urbana e rural uma nova consciência sobre a importância da preservação de nosso meio ambiente.

 

             Na oportunidade, após ouvir os voluntários e conhecer a realidade in loco do Tigre, Polis destacou que este é um trabalho exemplo para todo o município, momento em que homens e mulheres dedicam parte de tempo para fazerem a diferença para esta e as novas gerações com relação a preservação do meio ambiente.

 

            “Este é um grande exemplo de que é possível cada um a seu modo, fazer a sua parte, e a prefeitura agradece a cada um pelo trabalho que está sendo feito junto aos rios de nosso município. Em muito me engrandece estar hoje neste local para ver o trabalho desenvolvido pela Eloverde”.

 

            Ainda em sua manifestação, Polis garantiu a gerente do projeto, Rosane Peluso e demais voluntários presentes que, a partir da assinatura do novo contrato com a Corsan, onde haverá recursos financeiros para a preservação de recursos hídricos junto ao município de Erechim, o Executivo irá sentar com a Eloverde para que, juntos, se desenhe um grande projeto que destinará uma verba mensal para a continuidade deste trabalho junto aos rios de Erechim e de conscientização ambiental com a comunidade.

 

           “Lamentamos a atual situação do Tigre e estaremos, de agora em diante, engajados para que este trabalho de limpeza chegue na sua excelência com a utilização de maquinário adequado para remover a grande quantidade de lixo que ainda se encontra junto ao leito do rio, principalmente aquele que está enterrado nas margens e nos pontos mais profundos e inacessível a mão humana.”, garantiu.

 

            Neste sábado, com a presença de 23 voluntários foram retiradas cerca de 10 toneladas de lixo com maior quantidade de roupas. Além destas, muito da história pode ser contada através de outros resíduos visto que algumas embalagens encontradas ultrapassam a casa dos 20 a 30 anos de idade, o que causa mais espanto entre todos com relação a falta de consciência das pessoas desde que a cidade começou a acelerar o seu crescimento urbano e econômico, ou seja, este não é um problema de hoje, mas arrasta-se e agrava-se ao longo das décadas.

 

             Para piorar a situação, muitas embalagens plásticas nas enxurradas acabam invadindo as margens misturando-se com o pasto que alimenta o gado. Não raros os casos, as perdas de algumas cabeças já trouxeram muito prejuízo aos agricultores próximos, já que as rezes se alimentam com pasto misturado com plástico e acabam se intoxicando e, consequentemente, morrendo.

 

Texto e fotos: Carlos Alberto da Silveira/Eloverde