Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim busca exemplo de Banco de Vestuário de Caixas do Sul
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5278/erechim-busca-exemplo-de-banco-de-vesturio-de-caixas-do-sul

10/05/2011

Erechim busca exemplo de Banco de Vestuário de Caixas do Sul

Erechim busca exemplo de Banco de Vestuário de Caixas do Sul

               O Prefeito de Erechim, Paulo Polis, e a vice-prefeita, Ana Oliveira, acompanhados de representantes do Sindivest, secretários de governo e empresários municipais, receberam na manhã desta terça-feira (10) a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, Guilherme Guila Sebben, para ouvirem relato sobre a experiência do município com o Programa Banco de Vestuário.
 

               Considerado um case de sucesso estadual, o Banco de Vestuário de Caxias do Sul é o único existente até o momento no interior do Rio Grande do Sul. Uma ideia vista como pioneira, inspirada nos modelos de bancos sociais da FIERGS e implantada ao final de 2009, e que está em estudo para ser desenvolvida no município de Erechim.
 

               Em apresentação realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, o secretário Guilherme Guila Sebben relatou o projeto e os métodos de atuação, explicando também objetivos e a diferença que tem feito no município. “O Banco de Vestuário se tornou o órgão centralizador dos resíduos gerados pelas indústrias têxteis com possibilidade de aproveitamento”, explica Sebben. 
 

               Acompanhado do Coordenador Técnico do Banco de Vestuário de Caxias do Sul, Juarez Paim da Silva, o secretário reforçou que o objetivo deste programa é a geração de trabalho e renda nas comunidades socialmente excluídas, contribuindo com a capacitação de pessoas para o setor. “Através do Banco do Vestuário, o material não aproveitado pelas indústrias têxteis é transformado em matéria-prima para costura, artesanato e outras atividades”, disse Sebben. 
 

              O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressalta que vê neste projeto uma forma de auxiliar e organizar o desenvolvimento da cidade, revertendo material de descarte em novos serviços e demandas de emprego e renda. “Erechim vem num crescimento muito forte, e temos o dever de planejar e organizar este crescimento. O Poder Público deseja formar esta parceria com as empresas e os sindicatos locais para dar prosseguimento ao trabalho realizado, primando sempre pelo desenvolvimento de nossa cidade”. 
 

              Por conta disso, reforça o presidente do Sindivest Erechim, André Marcolin, torna-se essencial buscar esta experiência em Caxias do Sul, onde o projeto já foi aderido por 42 empresas e contempla hoje, diretamente, a 3 mil pessoas, e indiretamente a mais de 10 mil pessoas. “Precisamos conhecer bem o projeto, discutir sua aplicação no município e conhecer os desafios que teremos para sua implantação. Esta troca de experiências é apenas um primeiro passo para isso”, disse Marcolin. 
 

              Ao final da apresentação, a vice-prefeita, Ana Oliveira, e o secretário de Coordenação e Planejamento, Edgar Paulo Marmentini, agradeceram a disposição e as informações trazidas pelos palestrantes e entregaram um kit com lembranças do município de Erechim para cada um. “Este vínculo será fundamental para que consigamos desenvolver esse importante projeto em nosso município”, disse a vice-prefeita.