Prefeitura Municipal de Erechim - Idosos participam de Conferência Municipal e debatem seus direitos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5234/idosos-participam-de-conferncia-municipal-e-debatem-seus-direitos

02/05/2011

Idosos participam de Conferência Municipal e debatem seus direitos

Idosos participam de Conferência Municipal e debatem seus direitos

 

               Longevidade. A população brasileira está vivendo mais e envelhecer com dignidade é uma garantia a ser assegurada com base nos direitos sociais básicos de cada pessoa. Para tanto, o Poder Público deve garantir as pessoas, em todas as suas fases, mas com maior atenção aos idosos, ações e serviços capazes de efetivar os direitos de promoção, proteção e defesa.

 

              Para se refletir e discutir sobre os direitos do idoso e a intersetorialidade é que a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realizou-se em Erechim a I Conferência Municipal do Idoso: “A Intersetorialidade na Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa: Uma Responsabilidade de Todos Nós” na última quinta-feira (28). É na Conferência Municipal que acontece a indicação dos delegados e o encaminhamento das deliberações para serem representadas na Conferência Estadual.

 

              Mais de 100 pessoas estiveram participando das atividades durante todo o dia. Entre os presentes o prefeito Paulo Polis, a vice-prefeita Ana Oliveira, a secretária municipal de Cidadania Maria Dolores Golin, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Gladies Ebert, a representante do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso Raquel Kempp e a representante do Gabinete da Primeira Dama, Cátia Krasuski Banaszeski.

 

               A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Gladies Ebert, pontuou que este é um momento único e que se tem que lutar para poder viver a terceira idade com dignidade e ter acesso as políticas públicas. Colocou também que uma sociedade que não cuida bem dos idosos não terá uma bela história.

 

              O prefeito Polis enfatizou que o governo deve se preocupar com os estágios da vida humana, da criança ao idoso, procurando proporcionar mais qualidade de vida. “Na atualidade os idosos estão muito mais produtivos, são e querem se sentir úteis, e tem cede de continuar aprendendo, por isso temos que proporcionar atividades e fazer cumprir as políticas públicas. Para conquistar esses avanços as entidades, associações juntamente com a prefeitura devem se unir e batalhar pelo que se quer”.

 

              Marcando a abertura do evento, aconteceu a apresentação artística de Paulinho Mendes, também idoso e interessado em refletir sobre a intersetorialidade e os direitos do idoso. As atividades seguiram com a aprovação do regimento da conferência, e logo em seguida a representante do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Raquel Kempp, iniciou uma conversa sobre “Programas, projetos, ações e serviços”. Dando continuidade o segundo painel abordou o tema “Participação e Controle Social” ministrado pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Gladies Ebert. Pela parte da tarde aconteceu as divisões dos grupos de trabalho e conferme temática de interesse. Os assuntos abordados nos grupos se elencaram em: Saúde, Assistência social, Violência, Habitação; Trabalho e Previdência; Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; Participação e Controle Social.

 

             Encerrando o evento houve a eleição dos delegados que representarão Erechim na Conferência Estadual. Os delegados eleitos foram: Gladies Ebert e Joel Dias Szchumann. Os suplentes são: Delmiro Trentin e Rui Dal Castel. No âmbito não governamental, os nomes eleitos foram: Antenor Pertille e Luiz Ademir da Rosa, os suplentes desse grupo são Ivo José Zanella e Geny Bósio Oro.